Ircuito retificador de onda completa
Por: Natália Meira • 24/11/2017 • Trabalho acadêmico • 746 Palavras (3 Páginas) • 458 Visualizações
CIRCUITO RETIFICADOR DE ONDA COMPLETA COM SAÍDA CONSTANTE
Lázaro Badaró, Lucas Carvalho, Natália Meira.
Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR
Componente Curricular: Eletrônica I
Professor orientador: Ciro Chaves
Resumo. No presente relatório, realizamos a elaboração de um circuito retificador capacitivo com diodos, utilizada para retificar uma tensão alternada. Usou-se como base um software bastante utilizado na área da Engenharia Elétrica (Multisim), otimizando a prática no laboratório, como também o auxílio do osciloscópio, responsável direto em analisar o sinal apresentado na entrada tanto como na saída da ponte de diodos. Utilizando um transformador abaixador 220/12V, energizamos o circuito eletrônico e obtém – se uma saída com sinal constante.
Palavras-chave: Ponte retificadora, diodos, Transformador, Multisim.
- INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda sobre diodos, e a forma como são empregados ao utiliza-los como pontes retificadoras, a forma de polarização, e também como deve ser a tensão de entrada e o resultado do circuito na saída.
Os equipamentos eletrônicos trabalham diretamente com tensão continua e por isso necessitam dos retificadores para transmutar a corrente alternada em corrente continua. O circuito em que desenvolvemos a prática facilitará esta aplicação quanto o usuário não estiver disponível uma fonte contínua.
Existem dois tipos de retificadores o Retificador de meia onda e o retificador de onda completa. O retificador de meia onda, permite que apenas um semiciclo da onda circunde pela carga.
Para a construção de fontes retificadoras, utilizamos o retificador de onda completa.
São utilizados 04 (quatro) diodos, foi nomeado de ponte retificadora, por possuir modelo de ligação e características bastante semelhante a uma, “Ponte de Wheatstone”, elemento bastante utilizado na Eletrônica.
Em se tratando de um retificador de onda completa termos também a utilização de um capacitor, utilizado para filtrar a onda na saída do circuito. Foi utilizado um transformador abaixador 220v/12v para energizar o circuito com 12 v. Abaixo temos a Figura 1 que ilustra o circuito utilizado, e a Figura 2 com a forma de onda que será obtida na saída do circuito.
[pic 2]
Figura 1
[pic 3]
Figura 2
- METODOLOGIA
Iniciamos a montagem do retificador de onda completa com o uso de um protoboard, um transformador abaixador 220/12V, 04 (quatro) diodos, um diodo Zener, dois resistores , um capacitor de 470µF e cabos de ligação para jumpers.
Veremos o passo-a-passo para montar o circuito eletrônico:[pic 4]
- Montamos no software (multisim) o circuito que seria colocado em prática no laboratório.
- Encontramos o valor de resistência de com o multímetro e utilizando o código de cores;
- Montamos no protoboard o circuito elaborado no software (Multisim).
- Colocamos os diodos no formato da ponte e em paralelo a ela o capacitor o diodo zener e também o resistor, todos paralelos entre si.
- Logo em seguida o transformador foi conectado ao sistema com tensão alternada 220V na entrada e o sistema foi energizado com 12V da saída do secundário do transformador.
A Figura 3 mostra o circuito eletrônico montado no protoboard:
[pic 5]
Figura 3
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Para a montagem da parte física, foi necessário a realização do circuito e testes, por meio do software (multisim), sendo testada toda a lógica antes da execução da pratica, o circuito está representado no software conforme Figura 4.
...