Retificador de Onda Completa
Por: Dionisiotomas7 • 22/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.824 Palavras (8 Páginas) • 1.061 Visualizações
Dionísio Tomás Sabonete Circuito rectificador de onda completa Licenciatura em Ensino de Física com habilidades a Matemática 3º Ano Universidade Pedagógica Quelimane 2016 Dionísio Tomás Sabonete Circuito rectificador de onda completa Licenciatura em Ensino de Física com habilidades a Matemática
Universidade Pedagógica Quelimane 2016 |
1.Introdução
O presente trabalho tem como tema circuito rectificador de onda completa. É de salientar que para a sua culminação foi necessário consulta de vários manuais, o que significa que é fruto de compilação de várias obras. Também possui uma experiência feita com materiais meramente fáceis de encontrar. Estão contidos todos materiais necessários e procedimentos para a sua execução, também estão incluídos análise de dados.
Presente trabalho é apresentado devido ao défice existente de materiais laboratoriais no laboratório de física, o qual tem servido também para a cadeira de electrónica Básica, uma vez tratando-se de uma cadeira que exige teoria e pratica, achou-se necessário apresentar este trabalho como modelo para servir de uma alavanca de apoio para os outros estudantes que desejem compreender minuciosamente o conteúdo referente ao circuito rectificador de onda completa.
2. Objectivos
2.1 Objectivo geral
- Explicar claramente acerca de rectificadores de onda completa;
- Apresentar uma experiência relativa ao circuito rectificador de onda completa.
2.2 Objectivos específicos
- Definir o que é realmente um rectificador de onda completa;
- Descrever o esquema de montagem e funcionamento de um circuito rectificador de onda completa;
- Conferir a veracidade dos conhecimentos científicos estabelecidos relativamente ao tema em curso por meio de experiência;
- Estabelecer as diferenças entre um circuito rectificador de onda completa e um circuito rectificador de meia onda;
- Descrever as vantagens na utilização do circuito rectificador de onda completa em relação ao circuito de meia onda.
- Hipóteses
- Demostrar por meio da experiência a diferença existente entre um circuito rectificador de meia onda e de onda completa;
- O ripple da luz do circuito rectificador de meia onda seja maior que o do ripple de rectificador de onda completa;
- Trocando a posição do díodo a luz não acenda.
4.Justificativa
Houve A necessidade de escolha deste tema normalmente devido ao défice existente de materiais laboratoriais no laboratório de física, o qual tem servido também para a cadeira de electrónica Básica, uma vez tratando-se de uma cadeira que exige teoria e pratica, achei necessário apresentar este trabalho como modelo para servir de uma alavanca de apoio para os outros estudantes que desejem compreender minuciosamente o conteúdo referente ao circuito rectificador de onda completa.
5. Experiência referente ao circuito rectificador de onda completa
5.1 Material necessário
- Fonte de tensão (Transformador de três fases trifásico);[pic 1]
- Dois díodos rectificadores;
- Fios condutores;
- Abraçadeiras;
- Uma placa de madeira;
- Uma lâmpada.
[pic 2]
Fig.1 Materiais necessários a experincia. (font própria do autor)
5.2 Procedimentos
- Fixa-se o transformador na placa;
- Interliga-se os fios;
- Liga-se os díodos nos dois fios de saída do transformador;
- Liga-se a lâmpada das extremidades do fio neutro e a extremidade que esta ligada aos dois díodos;
- Fixa-se o transformador e os fios com as abraçadeiras obedecendo o modelo visual de uma onda completa;
- E finalmente liga-se o circuito na tomada.
[pic 3]
Fig.2 rectificador de onda completa . (font própria do autor)
7.Fundamentação teórica
7.1 Circuito de rectificação de onda completa
De acordo com (MUCHAIABANDE & CURADO, Pág. 109) dizem que A maioria dos aparelhos electrónicos utilizados em Moçambique e na maior parte do mundo funcionam com a corrente continua (cc), contudo, a distribuição da energia eléctrica comercial é feita em corrente alternada (ca) e, portanto, é preciso rectificá-la. Neste caso o díodo de junção é um componente indicado para a rectificação visto que, no caso ideal, a corrente só passa em uma direcção.
É de salientar que existem vários circuitos de rectificação, porem Dentre os vários circuitos de rectificação da corrente, neste trabalho abordar-se-á concretamente do circuito de rectificação de onda completa.
Definição
O circuito de rectificação de onda completa é considerado como sendo dois circuitos de meia onda ligado de tal maneira que um díodo conduz no semiciclo negativo o outro no semiciclo positivo.
o rectificador de onda completa é equivalente a dois rectificadores de meia onda, por causa da tomada central, cada um dos rectificadores tem uma tensão de entrada igual a metade da tensão secundária. O díodo de D1 conduz durante o semiciclo positivo e o díodo D2 conduz durante o semiciclo negativo. O resultado é que a corrente rectificada circula durante os dois semiciclos.
O rectificador de onda completa funciona como dois díodos de meia onda, um em seguida do outro. Onde D1 esta polarizada directamente e ele produz uma tensão positiva estando indicado pela polaridade mais-menos no resistor da carga e por outro lado o díodo D2 esta polarizada também directamente e ele também produz um tensão positiva na carga.
Durante os dois semiciclos, a tensão na carga tem a mesma polaridade e a corrente na carga circula no mesmo sentido. O circuito é chamado de rectificador de onda completa porque mudou a tensão ca na entrada para uma tensão cc pulsante na saída (MALVINO E BATES. Pág. 95).
...