TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Java

Tese: Java. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2013  •  Tese  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 9

O termo orientação a objetos significa organizar o mundo real como uma coleção de objetos. Dos objetos nos interessa a sua estrutura de dados e um conjunto de operações que manipulam estes dados. Os objetos, a sua estrutura de dados e o conjunto de operações são selecionados de acordo com objetivos bem estabelecidos. Objeto- Estado e comportamento

A estrutura de dados armazena o estado de um objeto (valores dos atributos)

As operações definem o comportamento do objeto, que é a forma como um objeto age e reage em termos de mudanças de estado e respostas ás operações que sabe executar.

Objetos interagem e se comunicam através de mensagens, as mensagens identificam os métodos a serem executado no objeto receptor

Mensagens e Métodos

Mensagens

Objetos interagem e comunicam-se através de mensagens

Metodos

As mensagens identificam os métodos a serem executados no objeto receptor

Para invocar um metodo de um objeto, deve-se enviar um mensagem para este objeto. Para enviar uma mensagem deve-se:

*identificar o objeto que receberá a mensagem

* identificar o método que o objeto deve executar

* passar os argumentos requeridos pelo metodo.

A linguagem java permite especificar 4 níveis de acesso para um método. Esses níveis são os seguintes:

*public qualquer objeto pode chamar este método

*protected o acesso é permitido para qualquer instancia da classe, qualquer descendentes e qualquer outra classe nesse pacote

*private o acesso é permitido apenas pelas instancias da classe.

*default se nenhum especificador de acesso for usado, qualquer objeto no pacote poderá acessar o método

Encapsulamento

Encapsulamento é definido como uma técnica para minimizar interdependencias entre modulos atraves da definição de interfaces externas. fenomenos da caixa preta

Todo o acesso aos dados do objeto é feito atraves da chamada a uma operação da sua interface. Mudanças na implementação de um objeto, que preservem a sua interface externa, não afetam o resto do sistema. A interface de um objeto declara todas as operações permitidas.

Abstração

Focalizar o essencial, ignorar propriedades acidentais. A abstração deve ser sempre feita com algum objetivo, porque este determina o que é e o que não é importante.

Classes

Uma classe descreve um conjunto de objetos com

*propriedades semelhantes

*comportamentos semelhantes

*relacionamentos comuns com outros objetos

Uma classe é uma fabrica de objetos

Atributo | Métodos

Raio Move(x,y)

X Mostra()

Y Aumenta(r)

Definição de classe em java

public class Circulo {

public float raio, x, y;// atributos da classe

public Circulo (float pr, float px, float py)

{raio= pr;x= px; y= py;}

public void move (float dx, float dy)

{x+ =dx; y+ = dy;}

public void mostra ()

{System.outr. println((+x+,+y+,+raio+));}

}

Instanciando objetos em java

class Principal {

public static void main (string arg[])}

Circulo umcirc;

umcirc = new Circulo (12,0,0);// instanciação de circulo

umcirc.mostra();

umcirc.move(2,3);

umcirc.mostra();

}

}

Herança

Uma classe derivada herda a estrutura de dados e metodos de sua classe "base", mas pode seletivamente:

*adicionar novos metodos

*estender a estrutura de dados

*redefinir a implementação de métodos já existentes

Uma classe "base" proporciona a funcionalidade que é comum a todas as suas classes derivadas, enquanto que uma classe derivada proporciona a funcionalidade adicional que especializa seu comportamento

Círculo | -> | CirculoColorido

Raio

Cor

X

Mostra()

Y

Mudacor(c)

Herança- Exemplo

A classe CirculColorido herda de circulo os atributos raio, x e y define um novo atributo cor, redefine o metodo mostra() e implementa o metodo mudaCor(c).

Herança em java

public class Circulo {......}

public class CirculoColorido extends Circulo {

public string cor;

public void mostra() {...}

public void mudaCor(novacor) {cor = novacor;}

}

Resumindo..

*Tudo é um objeto

*A computação é executada por objetos que se comunicam

*Todo objeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com