LAJES NERVURADAS E MISTAS DE CONCRETO ARMADO - LAJE STEEL DECK
Exames: LAJES NERVURADAS E MISTAS DE CONCRETO ARMADO - LAJE STEEL DECK. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anadalpizzol • 24/3/2015 • 284 Palavras (2 Páginas) • 814 Visualizações
O sistema Steel Deck utiliza dos seguintes componentes abaixo:
• Telha de aço galvanizado: É uma telha trapezoidal que serve como fôrma para concreto durante a concretagem e como armadura positiva para as cargas de serviço. Sua geometria diferenciada com reforços em todas as regiões de trapézio, aliado à disposição das mossas, resulta em alta performance e capacidade de vão mais eficiente. São fabricados em aço especial ( ZAR 280 Galvanizado Z275) e pode ser encontrado nas espessuras 0,80 mm, 0,95 mm e 1,20 mm e com comprimento de até 12 metros.
• Conectores de cisalhamento: Tem como finalidade conectar semisseções, ele absorve o fluxo de cisalhamento decorrente da interação entre a semisseções. Os conectores podem ser soldados nas vigas através da chapa galvanizada.
• Conectores flexíveis: que são responsáveis pela redistribuição do fluxo de cisalhamento longitudinal, sob carregamento, o conector continua a se deformar, sem romper, mesmo quando próximo de atingir sua resistência máxima, permitindo que os demais conectores, pertencentes à mesma viga mista, atinjam também suas resistências máximas.
Os mais utilizados são:
o Stud bolt - um conector do tipo pino com cabeça, que é soldado (através do processo de eletrofusão) sobre o perfil de aço;
o Perfil U - um pedaço de um perfil U laminado ou dobrado a frio;
o Perfobond - um conector com aberturas circulares.
• Concreto: Recomenda-se o uso de concreto convencional, com resistência a compressão (fck) maior ou igual à 28 Mpa; A concretagem é realizada de forma tradicional. O sentido de lançamento deve ser sempre paralelo às nervuras das chapas de steel deck, de um apoio ao outro.
• Malha anti fissuração: Deve ser colocada 20 mm abaixo da superfície do concreto para combater os efeitos da retração durante a cura. Atua também na distribuição de esforços, evitando fissuração.
...