Laboratório de Dispositivos Eletrônicos
Por: Fagner Lima • 3/12/2016 • Trabalho acadêmico • 1.805 Palavras (8 Páginas) • 270 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE[pic 1]
CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Disciplina: Laboratório de Dispositivos Eletrônicos
Professor: Eurico
Turma: 03
Alunos: Fagner Michel de Andrade Lima. Matrícula: 110210253
Dionísio Virginio Pereira. Matrícula: 110210244
Relatório do Laboratório III
Características e Aplicações de Transistores Bipolares de Junção (TBJ) (Parte 1)
Introdução
O transistor bipolar consiste em duas junções PN construídas de um modo especial e conectadas em série, face a face. A condução de corrente se dá por elétrons e lacunas, daí o termo bipolar.
O transistor bipolar pode ser visto como um dispositivo em que a tensão (também corrente) aplicada a dois terminais controle a corrente em um terceiro terminal. Este princípio pode ser utilizado para construir amplificadores. Pode-se também variar a corrente entre zero (corte) e um valor de saturação, fazendo o transistor operar como chave, que é à base dos circuitos digitais.
O transistor possui três terminais, denominados Base, Emissor e Coletor. O transistor consiste em duas junções PN, a junção Base-Emissor e a junção Coletor-Base. Para operar na Região Ativa (como amplificador) a junção Base-Emissor deve está diretamente polarizada e a junção Coletor-Base reversamente polarizada. Na Região de Corte, ambas as junções estão reversamente polarizadas. As aplicações de chaveamento utilizam ambos os modos de corte e saturação. A figura 1 mostra a simbologia utilizada para Transistores Bipolares.
[pic 2]
Figura 1- Simbologia do Transistor Bipolar: (a) NPN; (b) PNP
Objetivos
Neste experimento, estudaremos as características elétricas do transistor bipolar e alguma de suas aplicações, observaremos a operação do transistor nas regiões linear, de corte e saturação. Por fim realizaremos a implementação de portas lógicas com transistores.
1° Experimento: Transistor operando na região de corte e saturação. Implementação de portas Lógicas TTL.
[pic 3]
Figura 2
Procedimentos de montagem:
Montamos o circuito da figura 2 com os seguintes componentes: Transistor NPN 548; Resistor de 10kΩ e 100kΩ; Fontes de DC. Aplicando 0V em Vi e utilizando um voltímetro medimos as seguintes tensões: Vb = 0.012V; Vc = 4.968V = Vo e Ve = 0V.
Devido a tensão Vb ser muito próxima de 0V, podemos considerar que a corrente Ib seja igual a 0A, sendo assim devido a relação Ic=IbXβ, temos a corrente Ic igual a 0A, logo podemos concluir que a tensão Vo é aproximadamente igual tensão Vcc que é 4.974V, comportamento este que caracteriza a Região de Corte.
Ainda utilizando o mesmo circuito aplicamos uma tensão de 4.974V em Vi e com o auxilio de um voltímetro medimos as seguintes tensões: Vb = 0.621V; Vc = 0.032V = Vo e Ve = 0V.
Observando que JBC e JBE estão diretamente polarizados, podemos conlcuir que o transistor se encontra na Região de Saturação.
Afim de observar que a seguinte relação ( Ic < βxIb ), realizamos os seguintes cálculos:
Na região Linear temos: Vi = Vbe + 100K x Ib
Sendo Vbe = 0.621V e Vi = 4.974V, obtemos: Ib = 43.53uA
Na região de Saturação temos: Vi = Vce + 10K x Ic
Sendo Vce = 0.032V e Vi = 4.974V, obtemos: Ic = 494.2uA
Considerando β=100 e de acordo com a relação que queremos provar, temos:
Ic < βxIb
Ic = 494.2uA e βxIb = 100 x 43.53uA = 4353uA
Logo provamos que: Ic < βxIb.
Observando a relação de tensão Vi x Vo, nos procedimentos anteriores observamos que o circuito apresentando tem um comportamento semelhante a uma porta Lógica NOT.
Em seguida montamos o circuito apresentado de acordo com a figura 3.
[pic 4]
Figura 3
A partir dos valores de tensão determinados para as entradas A e B, montamos a tabela 1, apresentada abaixo:
[pic 5]
Tabela 1
Observando os resultados encontrados na Tabela 1 e considerando a Tensão 4.968V = 5V, assim como a tensão 0.040V = 0V, podemos concluir que de acordo com a tabela este circuito apresenta um comportamento semelhante a porta Lógica NAND.
Dando sequência ao experimento 1, montamos o circuito apresentado de acordo com a figura 4.
[pic 6]
Figura 4
A partir dos valores de tensão determinados para as entradas A e B, montamos a tabela 2, apresentada abaixo:
[pic 7]
Tabela 2
Observando os resultados encontrados na Tabela 2 e considerando a Tensão acima de 4.968V = 5V, assim como a tensão 0.573V = 0V, podemos concluir que de acordo com a tabela este circuito apresenta um comportamento semelhante a porta Lógica NOR.
...