Laboratorio rochas metamórficas
Por: pabloluiz14 • 12/9/2017 • Trabalho acadêmico • 2.102 Palavras (9 Páginas) • 337 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
INSTITUTO DE RECURSOS NATURAIS
LABORATÓRIO 03: ROCHAS METAMÓRFICAS
FLÁVIO DE FARIA RICOTTA - 32647
PABLO LUIZ BEZERRA CALLAU - 33890
ITAJUBÁ
2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
INSTITUTO DE RECURSOS NATURAIS
LABORATÓRIO 03: ROCHAS METAMÓRFICAS
FLÁVIO DE FARIA RICOTTA – 32647
PABLO LUIZ BEZERRA CALLAU - 33890
Relatório referente à disciplina de Geologia, lecionada pelo Prof. Ms. Ivan Felipe dos Santos.
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL (1º/2015)
Data da realização do Experimento: 17/06/2015
ITAJUBÁ
2015
SUMÁRIO
- Introdução1
- Principais características das rochas metamórficas2
3. Estrutura3
4. Textura4
5. Tipos de rochas metamórficas6
5.1 Gnaisse6
5.2 Ardósia6
5.3 Filito7
5.4 Xisto8
5.5 Mármore8
5.6 Quartzito9
6. Resíduos de quartzito9
7. Conclusão11
8. Referências bibliográficas............................................................................................12
1. INTRODUÇÃO
As rochas metamórficas são formadas por um conjunto de processos geológicos. Elas são resultado da transformação da composição mineralógica, textura e estrutura microscópica de outros tipos de rochas preexistentes. Para que esses processos ocorram são necessários alguns fatores condicionantes, sendo os principais a temperatura, pressão, presença de fluidos e tempo de duração do processo que a rocha é submetida.
Na seção dos princípios metamorfismo, serão apresentadas características das rochas metamórficas no qual será comentada os pontos mais importantes.
Na seção de estrutura e textura serão apresentados os tipos de estruturas e texturas no qual as rochas metamórficas se enquadram.
Na seção de rochas metamórficas serão apresentadas algumas das principais rochas e suas importâncias deste grupo e será mostrada a pesquisa acerca do quartzito proposto em laboratório
2. PRINCIPIOS METARMORFISICOS
As rochas metamórficas são formadas a partir de rochas do tipo protólito, que na maioria das vezes, estão distantes dos seus locais de origem e sob pressão e temperaturas diferentes, na qual se transformam-se e modificaram suas características em um processo denominado metamorfismo. Esse fenômeno, ocorre principalmente em encontros e falhas de placas tectônicas nas camadas medianas e profundas da crosta terrestre ou em regiões vulcânicas.
As rochas metamórficas podem se formar por estarem sujeitas às altas temperaturas e pressão, existentes abaixo da superfície terrestre, chamado de pressão litostática e à pressão provocada pelo peso das camadas de rocha superiores. Porém, podem ter origem em processos tectônicos como colisões continentais provocado pelas pressões horizontais de fricção e deformações. Podem ainda formar-se devido ao chamado metamorfismo de contato, quando a rocha, sempre no estado sólido, é aquecida pela intrusão de rocha fundida (magma) proveniente do interior da Terra. É importante lembrar que, durante o metamorfismo, há apenas a diferença da temperatura e da pressão original da rocha, não havendo a fusão, ou seja, o aquecimento dela e a sua transformação em magma. Caso isso ocorresse, a nova rocha originada nesse processo não seria metamórfica, e sim ígnea.
As modificações ocorrem nas rochas que dão origem às formações metamórficas ocorrem tanto no aspecto mineralógico, com a formação de novas formas e tipos de minerais, quanto no aspecto textural, com alterações nos tipos de cristalização, alinhamento e outros. É importante lembrar que, durante o metamorfismo, há apenas a diferença da temperatura e da pressão original da rocha, não havendo a fusão, ou seja, o aquecimento dela e a sua transformação em magma. Caso isso ocorresse, a nova rocha originada nesse processo não seria metamórfica, e sim ígnea.
As rochas recebem nomes diferentes dependendo de sua procedência. Quando elas se originam a partir de rochas sedimentares, são chamadas de parametamórficas e quando são oriundas de rochas ígneas, são chamadas de ortometamórficas, Além desses dois tipos, existem também aquelas originadas de outras rochas metamórficas.
Nas rochas metamórficas podem resguardar algumas características (memória) de seus protólitos incluindo a base de alguns minerais a sua estruturação e composição química. Portanto, pode-se dizer que o tipo de protólito é determinante para as características das rochas metamórficas.
Na classificação das rochas metamórficas torna-se importante referir também o conceito de fácies metamórfica segundo o qual a composição mineralógica de rochas metamórficas diferentes que já tenham atingido o equilíbrio depende apenas da sua composição química, se o metamorfismo que gerou essas rochas ocorreu à mesma temperatura e pressão. Assim, consegue-se determinar as condições de temperatura e pressão em que se originou uma rocha apenas pela análise dos tipos de associação de minerais que estas apresentam.
Os principais exemplos de rochas metamórficas são: o quartzito, formado a partir do arenito (rocha sedimentar); o gnaisse, formado a partir do granito (rocha ígnea); a ardósia, formada a partir do xisto (rocha metamórfica), e o mármore, formado a partir do calcário (rocha sedimentar). Essas rochas citadas são muito importantes economicamente, sendo amplamente utilizadas na construção civil e na fabricação de objetos.
3. ESTRUTURA
A estrutura encontrada nas rochas metamórficas depende sobre se a rocha a sofrido o não deformação e o tipo de estruturas das rochas originais seja ígneas o sedimentares existem quatro tipos de estruturas de rochas metamórficas sendo elas:
...