LABORATÓRIO DE JOGOS DE EMPRESAS
Tese: LABORATÓRIO DE JOGOS DE EMPRESAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: user1245 • 15/4/2013 • Tese • 7.147 Palavras (29 Páginas) • 894 Visualizações
___________________________________________________________________________________
MANUAL DO DIRETOR
GI-MICRO
Jogo de Empresas
Simulação Empresarial
2006
BHK Jogos de Empresas Ltda
LABORATÓRIO DE JOGOS DE EMPRESAS
Manual do Diretor
Coordenador: Bruno Hartmut Kopittke. Dr.
Equipe LJE: Armando Luiz Dettmer, Dr.
Jorge Luiz Silva Hermenegildo, Dr.
Juliano Zaffalon Gerber, M.eng.
Pedro José von Mecheln, Dr.
v.20060602
CONVITE
A sua empresa desenvolveu um novo eletrodoméstico, que foi lançado há meio ano no
mercado e obteve boa aceitação. Para dinamizar as vendas e descentralizar a produção,
foram criadas várias unidades regionais iguais que vão fabricar o produto para os mercados
nacional e internacional e concorrerem entre si.
O seu grupo foi escolhido para compor a equipe dirigente de uma dessas unidades, devendo
tomar decisões que envolvem empréstimos, mão-de-obra, compra de equipamentos, etc. Os
preços e a propaganda, equivalentes para todas as unidades até o presente momento,
passarão a ser de responsabilidade do grupo. A qualidade do produto fabricado é idêntica
em todas as unidades e depende, exclusivamente, das regras estabelecidas pela matriz.
O desafio está posto. A capacidade de tomar decisões, de definir estratégias, de planejar e
controlar a utilização dos recursos disponíveis será o diferencial competitivo que sua
unidade terá para perpetuar-se no mercado.
Boa Sorte!
"...o homem não joga senão quando, na plena acepção da
palavra, é homem, e não é totalmente homem senão
quando joga”.
Schiller
INTRODUÇÃO
Bem vindo ao mundo do GI-MICRO!
O GI-MICRO é um jogo que simula a vida empresarial através de um modelo que
considera as principais variáveis do ambiente industrial.
Para explicar o funcionamento do jogo, este manual está organizado em sete
capítulos:
A primeira delas explica as características do jogo, qual é sua dinâmica e
quantas pessoas participam.
O segundo mostra quais são as funções que os diretores podem assumir na
empresa.
As regras do jogo são descritas no terceiro capítulo. E junto com as regras, o
manual apresenta explicações de como funcionam as variáveis que estão em jogo.
Além disso, foram relacionadas algumas dicas para uma boa administração da
empresa.
No capítulo 4, o leitor poderá saber se já está em condições de iniciar o jogo,
respondendo aos testes ou questionários de avaliação. Os questionários Contem
perguntas sobre as diversas áreas da empresa. Além disso, detalha-se melhor o
ambiente do mundo GI-MICRO.
O capítulo 5 explica, passo a passo, como colocar em prática as decisões tomadas
pelo grupo. Na dinâmica do jogo, trata-se da folha de decisões, a entrada de
dados no sistema.
As fontes de informação de que dispõe o diretor estarão explicadas na capitulo 6.
Trata-se da saída de dados do sistema, ou seja, as diversas formas de avaliar a
empresa e o ambiente para a tomada de decisões sobre as próximas jogadas.
No capítulo 7 encontra-se um guia para consulta rápida das regras do jogo e
fórmulas mais usadas. As informações desta parte foram compiladas do manual,
visando facilitar a tomada de decisões.
Por fim existem os apêndices, de “A” a “D”, que visam fornecer informações
adicionais sobre o modelo e o sistema de informações gerenciais para aqueles que
já estiverem familiarizados com os fundamentos do modelo.
Prepare-se então para entrar no mundo do GI-MICRO, escolha um papel e bom
trabalho!
SUMÁRIO
1. O Jogo e micro mundo simulado.......................................................... 8
1.1 Objetivo .................................................................................................................................................. 8
1.2 Os elementos do jogo.......................................................................................................................... 8
1.2.1 Os Diretores ....................................................................................................................................... 8
1.2.2 A Dinâmica do Jogo....................................................................................................................... 9
1.2.3 O Animador ...................................................................................................................................... 9
1.2.4 O software
...