Laboratório de Dispositivos Eletrônicos
Por: Lizete Oliveira • 7/9/2019 • Relatório de pesquisa • 698 Palavras (3 Páginas) • 143 Visualizações
[1]
Laboratório de Dispositivos Eletrônicos
Pratica 01- Diodo
Turma - 03
Elizete da Costa Oliveira, UFPI, Prof. Hyane Assunção de Araujo, UFPI
Resumo – Nesta prática será analisado o funcionamento de um Diodo. Além disso, são apresentados cálculos, simulações e medições, com o intuito de fazer a verificação de seu funcionamento.
Palavras-chave — circuitos, corrente, diodo, tensão, resistência.
1. Introdução
O diodo é o mais simples dos componentes eletrônicos, ele permite a passagem da corrente em uma das direções, mas impede a passagem na outra, isso devido a junção pn dos cristais dopados de silício, onde P é o ânodo (positivo) e N é o cátodo (negativo), isto quer dizer que a corrente elétrica somente flui por um sentido, a Fig. 1 mostra a configuração do diodo.
Resultado de imagem para diodo
Figura 1: Diodo.
Se uma tensão negativa for aplicada num diodo ideal, não haverá circulação de corrente e o diodo se comportará como um circuito aberto. Quando o diodo opera dessa forma, quer dizer que ele está inversamente polarizado. Em um diodo ideal inversamente polarizado, a corrente é zero e diz que o diodo está desligado.
Por outro lado, se uma corrente positiva for aplicada no diodo ideal, a queda de tensão no diodo é zero. Isso quer dizer que o diodo se comporta como um curto-circuito quando está sendo diretamente polarizado, conforme podemos ver na Fig. 2.
Resultado de imagem para diodo ideal
Figura 2: Diodo Ideal.
1. materiais e Métodos
Os materiais utilizados nesta prática são:
* Osciloscópio;
* Multímetro;
* Diodos 1N4007;
* Resistor;
* Fonte de tensão.
1. simulações
O circuito simulado para a montagens está contido na Fig. 3, onde foi realizado as medições de tensão conforme a corrente era aumentada. A mínima corrente utilizada foi de 0.1A, que foi a inicial e com o tempo foi sendo incrementada de 0.1A até chegar a 0.9A, que foi a corrente máxima utilizada, depois de decrementamos a corrente e incrementamos novamente. Além disso, a tensão máxima no circuito foi de 2.7V e a queda de tensão nominal do diodo é 0.7V.
Figura 3: Circuito simulado.
Numa segunda analise de circuito contido na Fig. 4, onde foi realizada combinações de chaves, cuja conexão com o diodo esta alimentada com tensões de 5V, tentamos descobrir a tensão em V1, de modo a definir com que porta logica esse tipo de circuito.
Figura 4: Circuito simulado.
1. resultados experimentais
Os valores experimentais do primeiro circuito e os obtidos através do osciloscópio estão mostrados na tabela 1.
TABELA I
valores para a montagem do diodo
Os valores experimentais do segundo circuito e os obtidos através do osciloscópio estão mostrados na tabela 2.
TABELA II
valores para a montagem da porta lógica
S1
S2
V1sim
V1exp
0
0
0,612
...