Laboratório de física I. А composição e decomposição de duas forças coplanares concorrentes
Artigo: Laboratório de física I. А composição e decomposição de duas forças coplanares concorrentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 473210 • 26/11/2014 • Artigo • 334 Palavras (2 Páginas) • 432 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
“Júlio Mesquita Filho”
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
LABORATÓRIO DE FÍSICA I
A COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE DUAS FORÇAS COPLANARES CONCORRENTES
VENICIUS ALVES DE SOUZA
Presidente Prudente, 13 de junho de 2011
1. Resumo
Este relatório tem como objetivo, relatar os experimentos feitos no laboratório, dentre eles, determinar a força equlibrante de um sistema de duas forças colineares ou não; calcular a resultante de duas forças coplanares quaisquer, utilizando o método analítico e geométrico.
2. Introdução
Na Física “Força” é definida como grandezas vetoriais. Ou seja, uma força tem módulo, direção e sentido e satisfazem as propriedades de soma, subtração e multiplicação vetoriais, matematicamente falando. Isto é de extrema importância, pois o movimento ou comportamento de um corpo pode ser estudado em função da somatória vetorial das forças atuantes sobre o mesmo, e não de cada uma individualmente. Entretanto, uma força qualquer pode ser decomposta em subvetores, seguindo as propriedades matemáticas.
Para tanto, devemos compreender a primeira Lei de Newton, que diz que:
Considerando um corpo no qual não atue nenhuma força resultante, este corpo manterá seu estado de movimento: se estiver em repouso, permanecerá em repouso; se estiver em movimento com velocidade constante, continuará neste estado de movimento.
Sendo assim podemos aplicar várias forças a um determinado corpo, porém destacamos algo importante aqui: se o resultante vetorial for nulo, o corpo agirá como se nenhuma força estivesse sendo aplicada a ele. Assim observa-se que este é o estado comum de equilíbrio, a quase todos os corpos no dia-a-dia, já que em nosso planeta existe a força da gravidade ou força peso atuando sobre todos os corpos.
3. Materiais utilizados
- 01 painel metálico multifuncional (para utilização em paredes ou com tripés);
- 01 escala angular pendular acrílica O a 360 graus com divisão de um grau ;
- 04 ímãs com manipulo pegador;
- 03 dinamômetros de fixação magnética com escala de 0 a 02 N e ajuste do zero.
- 02 fios de poliamida de 0,13 m com anéis;
- 03 massas acopláveis com peso de 0,5 N (= 50 gf);
-
...