Laje Nervurada
Casos: Laje Nervurada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: WWILLIANN • 21/10/2014 • 251 Palavras (2 Páginas) • 474 Visualizações
Laje Nervurada!
As lajes do tipo nervuradas são empregadas quando se deseja vencer grandes vãos e/ou grandes sobrecargas. O aumento do desempenho estrutural é obtido em decorrência da ausência de concreto entre as nervuras, que possibilita um alívio de peso não comprometendo sua inércia.
No sistema nervurado tem-se, além do alívio do peso próprio da estrutura, um aproveitamento mais eficiente dos materiais, aço e concreto.
A mesa de concreto resiste aos esforços de compressão, a armadura, os de tração e a nervura de concreto, faz a ligação mesa-alma. Os vazios são obtidos com moldes plásticos removíveis ou então pela colocação de material inerte perdido, como por exemplo, o isopor ou peças cerâmicas.
Podem-se ter, para as lajes nervuradas, painéis apoiados em vigas mais rígidas que as nervuras, num sistema chamado de convencional. Contudo, também é aplicada em pisos de lajes sem vigas, gerando assim um teto de espessura única, sem elementos abaixo da linha inferior das nervuras, o que é vantajoso na determinação das alturas livres internas dos compartimentos de uma edificação. Nesse caso tem-se o apoio diretamente no pilar, sendo necessário que a região em torno dos pilares seja maciça para absorver os momentos negativos que surgem no entorno dos pilares internos e resistir ao efeito de puncionamento, que é a tendência à perfuração da laje pelo pilar, que ocorre nessas regiões.
Na Obra acompanhada foi utilizado o sistema de laje nervurado convencional com formas plásticas. Foram utilizadas formas com modulação 61x61x18cm e filetes de 5,5cm para ficar com nervuras de 12,5cm conforme projeto estrutural.
...