Lean Manufacturing Oestadao da Arte no Brasil
Por: LHAabreu100 • 30/9/2018 • Monografia • 2.130 Palavras (9 Páginas) • 354 Visualizações
DIADEMA
2018
LUIZ HENRIQUE ABREU
SISTEMA LEAN MANUFACTURING NO BRASIL
O ESTADO DA ARTE LEAN MANUFACTURING
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Instituição Universidade Anhanguera.
Orientador: Diego Costa
Diadema
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O PROBLEMA 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5 METODOLOGIA 11
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Será apresentado uma análise sobre um método chamado, Lean Manufacturing, que pode ser traduzido como manufatura enxuta e também conhecido como Toyota Production System (Sistema Toyota de Produção). Teve início após a segunda guerra mundial em 1950 no Japão. Na verdade, o termo “ lean” foi cunhado por volta de 1980.
A metodologia Lean Manufacturing foi desenvolvida com objetivo de alcançar valor máximo com menor recurso possível e na redução de inventario, este sistema ou método pode ser aplicado tanto em chão de fabricas, escritórios e em prestação de serviços em diversas áreas ou seguimentos.
Esta pesquisa irá analisar e classificar artigos e trabalhos acadêmicos encontrados em um determinado período e apontar o estado da arte do Lean Manufacturing no Brasil e as necessidades das empresas no senário nacional.
1.1 O PROBLEMA
Buscando atender as necessidades do cliente, empresas tem procurado consultores especialistas em métodos enxutos para oferecer cada vez mais, produto com qualidade máxima e o mínimo de desperdício, quem não faz essa mudança fica pra traz e perde mercado, com base em pesquisas: Qual é o Estado da Arte, do Lean Manufacturing no Brasil?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Identificar o estado da arte com relação as pesquisas em Lean Manufacturing no Brasil.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Conceituar o que é Lean Manufacturing.
b) Apresentar as vantagens e desvantagens do Lean Manufacturing.
c) Expor a situação das empresas brasileiras diante o Lean Manufacturing.
3 JUSTIFICATIVA
Por se tratar de um sistema ou método que propõe solucionar problemas, sua aplicação é conveniente a todo tipo de fabricação e ou serviços e negócios. E empresas na busca da competitividade que tem como compromisso gerar qualidade superior de seus concorrentes com menor recurso, busca implantar o Lean Manufacturing.
Lean Manufacturing, apresenta uma ideia de maximizar valor ao cliente minimizando desperdício, com isso é de extrema relevância ter controle sobre qualquer tipo de tarefa a ser desenvolvida e entender o processo Lean Manufacturing.
Este trabalho irá agregar informações sobre o conceito de Lean de uma maneira que possa ajudar futuros pesquisadores a avançarem sobre o tema a partir de uma base mais sólida.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
a) Conceituar o que é Lean Manufacturing.
Segundo Filho e Fernandes (2003), na atualidade coincidem muitas explicações no que discerne Lean Manufacturing ME (manufatura enxuta) cita ME como uma interpretação que procura melhor maneira de organizar e administrar o convívio entre indústria e clientes, fornecedor, desenvolvedores de produtos e operacional possibilitando fazer sempre mais com muito menos. Menos equipamento, menos força humana e menor tempo.
Lean Manufacturing de acordo com Werkema (2012), é uma ação que visa eliminar desperdícios e excessos atribuindo rapidez no processo de produção. Sendo indicado e aplicado o Lean Operations (operação magra) ou Lean Enterprise (empresa enxuta) a qualquer tipo de atividade. Lean Manufacturing origina-se de: Sistema Toyota de Produção, conhecido também como Produção Just-in-time (na hora certa) por volta de 1950 seu foco desde de o inicio foi eliminação total de desperdício, redução de custo, aumento da qualidade e velocidade de entrega de produtos a clientes e por isso a denominação produção enxuta. E Lean Proction ou Lean Manufacturing por volta de 1980 por James P. e Daniel T. Jones no livro, “A maquina que mudou o mundo.”
O Lean propõe identificar e reduzir sete tipos de desperdício; defeito (nos produtos), excesso de produção, estoque (redução no inventário na espera de processamento ou consumo), processamento desnecessário, movimento que não há necessidade e espera de funcionários por setup, transporte desnecessário de mercadorias, espera (funcionário
...