Leiam
Exames: Leiam. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhen77 • 12/3/2015 • 268 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
m grande parte dos epitélios, as junções são encontradas em uma sequencia constante do ápice para a base.
As zônulas de oclusão habitualmente são as junções mais apicais e apresentam função principal de levar a uma vedação, impedindo a movimentação de materiais entre células.
Desmossomo
Comumente, mas não necessariamente, o tipo de junção seguinte, do epitélio em direção à base, é a zônula de adesão. Esta, por sua vez, circunda toda a célula e colabora com a aderência entre células adjacentes.
Os desmossomos, também conhecidos como mácula de adesão, consistem em estruturas complexas, que possuem formato de disco, encontrados na superfície das células, sobreposta por uma estrutura idêntica localizada na superfície da célula adjacente. No lado citoplasmático da membrana de cada uma das células, e distanciado da membrana por um espaço estreito, existe uma placa circular denominada placa de ancoragem, na qual se inserem filamentos intermediários de proteínas da família caderina, resultando em uma forte adesão entre as células.
Os hemidesmossomos podem ser observados na área de contato entre alguns tipos de células epiteliais e sua lâmina basal. A estrutura destas especializações da membrana assemelha-se a meio desmossomo, fixando a célula epitelial à lâmina basal. Contudo, na placa de ancoragem dos hemidesmossomos as placas são formadas pro proteínas da família integrina.
O complexo zônula de oclusão e zônula de adesão recebe o nome de complexo unitivo e é encontrado circundando toda a parede lateral da região apical de diversas células.
As junções comunicantes são encontradas em quase todos os locais das membranas laterais das células epiteliais. Estas especializações da membrana celular podem ser observadas em quase todos os tecidos de mamíferos, exceto no músculo esquelético.
...