Levantamento De Riscos Ocupacionais
Monografias: Levantamento De Riscos Ocupacionais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: GuilhermeManford • 9/4/2013 • 344 Palavras (2 Páginas) • 1.300 Visualizações
Levantamento dos riscos ocupacionais presentes em uma indústria de sorvetes
Nívio Batista Santana (UESB) - niviobs@hotmail.com
Cristina Xavier dos Santos (UESB) - cris.salinas@bol.com.br
Luciano Brito Rodrigues (UESB) - lucianobr@uesb.br
Resumo: A qualidade final de um alimento processado depende fundamentalmente dos cuidados tomados durante sua produção, principalmente aqueles relativos à higiene e às boas práticas de fabricação. Entretanto, atenção semelhante não ocorre quanto aos cuidados relativos a saúde e segurança no trabalho, que são imprescindíveis para que se permita o melhor desempenho das funções laborais. Neste trabalho foram avaliadas as condições de saúde e segurança no trabalho em uma pequena indústria de sorvetes localizada no interior da Bahia, onde puderam ser identificados riscos ocupacionais em diversas situações do ambiente estudado, sendo ainda elaborado o mapa de riscos da referida indústria. Com isso foi possível apontar as principais medidas a serem tomadas para que se tenha um ambiente mais seguro e com melhores condições de trabalho.
Palavras Chave: Prevenção de acidentes, Riscos ocupacionais, Indústria de alimentos.
1. INTRODUÇÃO
Sabe-se hoje que saúde e segurança são imprescindíveis quando o propósito é manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Tais questões estão diretamente ligadas à valorização do elemento humano como primordial para o sucesso de qualquer organização. Em um mundo onde a cada dia são crescentes as descobertas e inovações tecnológicas, a disseminação de informações sobre a prevenção de acidentes e doenças do trabalho se torna decisiva para que a qualidade de vida no ambiente de trabalho seja valorizada. De maneira geral, as micro, pequenas e médias empresas – MPME, não conseguem responder satisfatoriamente as necessidades referentes à saúde e segurança no trabalho – SST, de seus colaboradores. Segundo o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresa – SEBRAE, 96% delas não cumprem as normas relativas a SST. A conseqüência dessa não observância acaba gerando para a nação um grande número de acidentados e doentes, cujos custos com indenizações e aposentadorias são absorvidos pela nação. A Organização Internacional do Trabalho possui dados apontando que 34% do total de acidentes e 41% dos graves ocorrem em empresas com menos de 25 funcionários (ANDRADE, 2003).
...