Linguagem C
Ensaios: Linguagem C. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mflauzin • 19/9/2013 • 1.330 Palavras (6 Páginas) • 423 Visualizações
CAPÍTULO I
Introdução
Linguagens de Programação - Definição
Um computador é uma máquina capaz de executar operações, mas para que "ele" saiba o que e
como executar é preciso programa-lo. Um programa de computador nada mais é que um conjunto
de instruções, escrito através de uma linguagem própria, que orienta o computador a realizar uma
determinada tarefa.
A única linguagem que o computador "entende" é a chamada Linguagem de Máquina, que é
formada por um conjunto de códigos numéricos, próprios para comandar a máquina. Porém, estes
códigos são extremamente complicados para o entendimento humano, por isso surgiram as
linguagens simbólicas.
Uma linguagem simbólica é, na realidade, um conjunto de palavras e regras facilmente
compreendidas pelo homem, mas para que o computador as entenda existe a necessidade de uma
tradução para a linguagem de máquina. Este processo de tradução é denominado "compilação".
Diagrama esquemático do processo de criação de um programa:
(a) (b) (c)
(a) O programa fonte é um arquivo "texto" digitado pelo programador. Este arquivo contém as instruções
necessárias para que o computador realize a tarefa desejada. Utiliza-se a linguagem simbólica,
genericamente chamada de linguagem de programação.
(b) O programa fonte é lido pelo compilador , que traduz as instruções da linguagem simbólica para a
linguagem de máquina. Neste processo são apontados os eventuais erros existentes no programa fonte, e
enquanto houver erros o compilador não gerará o programa executável (em linguagem de máquina),
neste caso o programador deverá retornar ao editor e corrigir os erros apontados.
(c) Após o processo de compilação, se não forem detectados erros, será criado o programa executável (em
linguagem de máquina). Este programa receberá o sufixo .EXE e poderá ser executado através do prompt
do MS-DOS.
Programação em linguagem simbólica
A linguagem C é uma linguagem simbólica de fácil entendimento, que possui uma sintaxe bastante
estruturada e flexível, tornando sua programação bem simplificada.
Para criarmos um programa, seja qual for a linguagem simbólica utilizada, devemos primeiramente
definir um algoritmo capaz de resolver o problema. Na realidade o algoritmo é a estratégia que
devemos utilizar para ordenar as idéias que serão, posteriormente, convertidas em instruções. Uma
das ferramentas para a elaboração de algoritmos é a pseudo-linguagem: uma forma de escrever as
instruções utilizando o português de maneira estruturada.
ATENÇÃO
Para que o estudo da linguagem C ganhe maior produtividade, esta apostila encontra-se dividida em
lições que partem de um nível mais baixo até um nível mais alto de complexidade. Trabalharemos
com exemplos práticos, onde, sempre que possível, mostraremos o algoritmo em linguagem Inter-S
e o programa fonte correspondente em linguagem C. As instruções serão comentadas e
exemplificadas no final de cada lição.
Programa
Fonte
(em linguagem
simbólica)
Compilador
Programa
executável
(em linguagem
de máquina)
Linguagem de Programação C
3
Lição 1 - Entrada/Saída
Objetivo: Criar um programa que leia 2 números do teclado e mostre o resultado da soma dos
mesmos. (Nome do programa: LICAO1)
Solução:
Algoritmo em Inter-S Programa fonte em Linguagem C
// Programa: Lição 1
// Autor : <nome-do-aluno>
// Data : 99/99/9999
Rotina
Declare valor1, valor2, resultado Numerico
Receba valor1
Receba valor2
Resultado = valor1 + valor2
Escreva resultado
FimRotina
/* Programa Licao1
Autor: <nome-do-aluno>
Data.: 99/99/9999
*/
#include <stdio.h>
#include <conio.h>
main() {
int valor1, valor2, resultado;
scanf("%d",&valor1);
scanf("%d",&valor2);
resultado = valor1 + valor2;
printf("%d",resultado);
}
Comentários:
Observe que as primeiras linhas do algoritmo em Inter-S iniciam-se com duas barras (//). Estas
linhas
...