Lista de Exercicios de Hidraulica Agricola
Por: Jaqueline Marques Do Vale • 17/10/2015 • Exam • 1.435 Palavras (6 Páginas) • 1.332 Visualizações
[pic 1] | Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul Unidade Universitária de Cassilândia |
Curso: AGRONOMIA
Disciplina: HIDRÁULICA AGRICOLA
Primeira lista de exercícios
- O calor específico de uma substância é 0,5 cal/g.oC. Se a temperatura de 4 g dessa substância se eleva de 10 oC, pode-se afirmar que ela absorveu uma quantidade de calor, em calorias, de:
- Nas máquinas de café (expresso) utiliza-se vapor de água para aquecer um líquido. Qual é a massa de vapor de água à temperatura de 130 °C necessária para aquecer uma xícara com 100 g de água, desde Ti=20 °C até Tf=50 °C. Dado: o calor específico do vapor d’água = 0,5 cal/g.°C e da água líquida = 1 cal/g.°C e o calor latente de vaporização é de 540 cal/g.
- Qual é a temperatura final de equilíbrio quando 10 g de leite a 10 °C são adicionados a 160 g de café a 90 °C? Assuma que cleite=ccafé=cágua = 1cal/g.°C).
- Qual a quantidade de calor necessária para que um litro de água a 100°C vaporize? Dado: massa específica da água=1g/cm³ e calor latente de vaporização da água=540cal/g.
- (Unimontes MG) A pressão de vapor de três líquidos é mostrada como função da temperatura, na figura abaixo.
[pic 2]
Utilizando-se da figura, pode-se estimar o ponto de ebulição dessas substâncias. Sob uma pressão externa de 0,80 atm, é CORRETO afirmar que
a) o álcool etílico e a água entrarão em ebulição a uma mesma temperatura
b) a água entrará em ebulição a uma temperatura inferior à temperatura ambiente
c) a água terá seu ponto de ebulição normal, se a pressão acima do líquido diminuir
d) o éter dietílico entrará em ebulição a uma temperatura próxima à temperatura ambiente
- (UEG GO) Analise o gráfico abaixo, o qual representa o diagrama de fases da água, e julgue as afirmações posteriores.
[pic 3]
I. No ponto A, coexistem as fases sólida, líquida e gasosa da água.
II. A posição do ponto triplo da água não sofrerá influência pela adição de um soluto não-volátil.
III. Espera-se que com o aquecimento, no vácuo, as partículas de gelo passem diretamente para a fase gasosa.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
b) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.
c) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
d) Todas as afirmações são verdadeiras.
- (UFRJ) O UF6 gasoso produzido na etapa de fluoração é condensado para armazenamento e posterior enriquecimento. O diagrama esquemático de equilíbrio de fases do UF6 é apresentado a seguir:
[pic 4]
a) Apresente a temperatura de ebulição do UF6 a 10 atm.
b) Indique a temperatura e a pressão em que as três fases (líquida, sólida e gasosa) estejam simultaneamente em equilíbrio.
- Em um dia ensolarado, 4.200 cal/s de energia solar incidem sobre um coletor solar residencial. O coletor aquece de 5 oC um fluxo de água (c = 1 cal/g.oC) de 420 g/s. A eficiência do coletor é de:
OBS: Eficiência= energia útil/energia recebida
- Uma quantidade de água líquida de massa m = 200 g, a uma temperatura de 30 °C, é colocada em uma calorímetro junto a 150 g de gelo a 0 °C. Após atingir o equilíbrio, dado que o calor específico da água é c = 1,0 cal/(g . °C) e o calor latente de fusão do gelo é L = 80 cal/g, calcule a temperatura final da mistura gelo + água.
- Quanto calor precisa ser dado a uma placa de vidro de 0,3 kg para aumentar sua temperatura em 80 °C? (Considere o calor específico do vidro como 70 J/kg °C)
- Uma garrafa contendo 1,5 litros de água é pesada para estimar a massa de água nela contida. Sabendo-se que a massa específica da água é de 1,0 g/cm3, qual o valor da massa (em kg) de água contida na garrafa? qual seria a massa (em kg) de líquido caso a garrafa fosse preenchida com mercúrio? (dado: ρ mercúrio = 13,6 g/cm3)
- Suponhamos que você possua 60 g de massa de uma substância cujo volume por ela ocupado é de 5 cm3. Calcule a massa específica dessa substância nas unidades g/cm3 e kg/m3 e marque a opção correta.
- A densidade relativa do ferro fundido é 7,20. Calcular sua massa específica (ρ) em gramas por centímetro cúbico.
- A massa específica do zinco é 7,29 g/cm3 . Determinar (a) a densidade relativa do zinco, (b) a massa de 9,00 cm3 de zinco.
- Determinar o volume, em litros, de 181,4 kg de óleo de semente de algodão de densidade relativa 0,9260.
- Determinar o volume, em litros, de 40 kg de tetracloreto de carbono (densidade relativa = 1,60).
- 2,8 metros cúbicos de ar têm 3,6 kg de massa. Qual a sua massa específica em gramas por litro de ar, em g/litro?
- Qual a massa específica (g/cm3) de uma bola que tem um diâmetro de 0,750 cm e por massa 7,65 g? O volume de uma esfera de raio r é (4/3) . π . r3.
- Um bloco de madeira com dimensões 25 cm x 15 cm x 5,0 cm pesa 1,6 kg. Qual é a massa específica da madeira (g/cm3)?
- Um tambor sustenta 200 kg de água ou 132 kg de gasolina, (a) Qual a densidade relativa da gasolina? (b) Qual a massa específica da gasolina em g/cm3? (c) Qual a capacidade em litros do tambor?
- Um recipiente de vidro (picnômetro) tem por massa 20,2376 g quando vazio e 20,3102 g quando cheio de água a 4°C até a marca gravada. Este mesmo recipiente é, então, secado e enchido com uma solução a 4°C até a mesma marca. O recipiente tem agora por massa 20,3300 g. Qual a massa específica da solução ?
- Calcular a massa específica e a densidade relativa de um corpo que pesa 420 g e tem o volume de 52,0 cm3.
- Qual o volume (mL) ocupado por 300 gramas de mercúrio ? A massa específica do mercúrio é 13,6 g/mL.
- Um tanque de ar comprimido contém 6 kg de ar a 80°C, com peso específico de 38,68 N/m3. Dado: g = 9,81 m/s2. Determine o volume do tanque.
- Sabe-se que o reservatório descrito abaixo está totalmente preenchido com gasolina (ρ = 750 kg/m3). Determine a massa de gasolina contida no reservatório.
[pic 5]
- Duas placas planas paralelas estão situadas a 3 mm de distância. A placa superior move-se com velocidade de 4m/s, enquanto que a inferior está imóvel. Considerando que um óleo (μ = 1,36 poise) ocupa o espaço entre elas, determinar a tensão de cisalhamento que agirá sobre o óleo.
- A massa específica de um fluido é 610 kg/m3. Determinar o peso específico e a densidade relativa.
- Uma placa quadrada de 1 m de lado e 20 N de peso, desliza sobre uma película de óleo em plano inclinado de 30°. A velocidade da é placa é constante e igual a 2 m/s. Qual é a viscosidade dinâmica ou absoluta do óleo se a espessura da película é 2 mm?
- Uma placa retangular de 4 m por 5 m escorrega sobre o plano inclinado da figura, com velocidade constante, e se apoia sobre uma película de óleo de 1 mm de espessura e de μ = 0,01 (N. s / m2). Se o peso da placa é 100 N, quanto tempo levará para que a sua parte dianteira alcance o fim do plano inclinado.
[pic 6]
- Calcular a depressão capilar de mercúrio (σ= 0,5 N m-1, ρ= 13600 kg m-3e α= 140°) num tubo capilar de diâmetro de 0,05 mm.
- Quando um tubo capilar com um diâmetro de 0,8 mm é mergulhado num recipiente com metanol (ρ = 792 kg/m3), este sobe até uma altura de 15 mm. Admitindo que o ângulo de contato é nulo, determine a tensão superficial do metanol.
- Os vasos por onde os nutrientes das plantas são transportados, de baixo para cima, têm um raio de 0,01 mm. Assumindo um ângulo de contato nulo, a que altura sobe a água (σ = 0,073 N/m; ρ = 103 kg/m3) através desses vasos apenas pela ação capilar?
- Determine a que altura sobe a água a 20 °C (σ = 0,0728N/m; ρ = 998,23 kg/m3) num tubo de raio 0,6 mm feito de prata, na qual tem um ângulo de contato de 90°.
- Num experimento de ascensão capilar, a que altura (h) a água pura subirá num tubo capilar de vidro de 1 mm de diâmetro? Dados água: ρ = 1.000 kg/m3, α = 0°; σ = 0,073 N/m; e g = 9,81 m/s2. Se, ao invés de um tubo capilar de vidro, fosse utilizado um tubo capilar de plástico de 1 mm de diâmetro com o qual a água forma um ângulo de contato de 30°, qual seria a ascensão capilar neste caso?
...