Lista1_Exercicios_Escopo
Por: Aline Fernandes • 3/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.633 Palavras (7 Páginas) • 293 Visualizações
Gerenciamento de Projetos
Lista de Exercícios INDIVIDUAL Prazo: 30-08-2016
Turmas: EGP-NA8
ALUNO: Aline Fernandes
Favor enviar por e-mail: 02265@unifieo.br
1. Preencher o Plano Sumario do Projeto usando o template em
Modelo-de-project-charter-ou-termo-de-abertura-de-um-projeto.pdf
Amaru – Exercicio 4 – O Maior Projeto de todos os tempos
Em 1961, John F Kennedy, o 35º. Presidente dos EUA, propôs a missão de uma viagem tripulada à Lua, a ser realizada antes do final da década de 1960. Kennedy disse que “decidimos ir à Lua não porque seja fácil, mas porque é difícil”. A viagem à Lua era meta do programa Apollo. A NASA – National Aeronautics and Space Administration, criada em 1958, desenvolveu o programa Apollo que consiste de três projetos ou partes:
- Nave Apollo – módulo de comando e sua unidade de suporte, para levar três astronautas da Terra até a órbita da Lua e traze-los de volta.
- Modulo lunar – módulo de excursão ao solo lunar e veículo de carga, para leva-los até o solo lunar e traze-los de volta até a orbita lunar.
- Foguete Saturno V – veículo lançador, para colocar toda a carga na órbita da Terra e fornecer o impulso inicial para a viagem da nave Apollo até a Lua.
Em 1963, o presidente John Kennedy foi assassinado no Texas. Foram seus sucessores Lindon Johnson e Richard Nixon que prosseguiram com o projeto. Em 1967, o foguete Saturno V subiu pela primeira vez. O projeto do lançador era liderado pelo cientista Werner von Braun, baseado nas bombas V-1 e V-2 da II Guerra. Saturno V tinha 120 m de altura e era capaz de colocar 140 ton em órbita da Terra. Antes do voo da nave Apollo 11, outras missões anteriores testaram o equipamento na orbita da Terra e até chegaram na orbita da Lua, entretanto, sem fazer a excursão em solo lunar. Foi em julho de 1969 que, como Kennedy previra, conseguiram descer em solo lunar e conseguiram voltar à Terra, em segurança.
Os objetivos implícitos da viagem à Lua eram o de capacitar os EUA em tecnologias para manter a vida durante as viagens no espaço. Alem do objetivo da viagem à Lua, que teve um caracter mais simbólico, houveram diversos ganhos tangíveis. A tecnologia de uso militar teve um avanço significativo com os satélites de vigilância, fotografia por satélite, GPS. Muitas destas inovações também foram repassados para a sociedade civil. Por exemplo, alimentos desidratados, o teflon, o revestimento cerâmico, painel solar, baterias, a computação, satélites de telecomunicação, telefonia celular, transmissão de programas de televisão por satélite, sistema de navegação por GPS.
Questões:
Preencha o template fornecido no site >Aulas
1. Qual era o objetivo do programa Apollo ?
2. Qual era a justificativa?
3. Quais eram as partes componentes do programa?
Faça uma descrição suscinta do projeto ?
4. Qual era o cronograma do projeto (o prazo?)
5. Havia um limite para os gastos no orçamento ?
6. Quais eram as promissas do projeto?
7. Quais eram as restrições do projeto ?
RESPOSTA:
Nome do Projeto: Viajem á Lua
Objetivo Geral do Projeto:
Viagem tripulada à Lua
Justificativa do projeto:
Capacitar os EUA em tecnologias para manter a vida durante as viagens no espaço.
Gerente do projeto:
Aline Fernandes
Descrição preliminar do projeto:
O projeto Viajem á Lua, a ser realizado antes do final da década de 1960, é um projeto difícil de ser realizado, e que necessita de grandes investimentos e profissionais capacitados para alcançar a eficiência do que foi proposto inicialmente. Esse projeto foi dividido por três partes: Modulo de comando – para levar três astronautas da Terra até a órbita da Lua e traze-los de volta. Módulo de excursão ao solo lunar e veículo de carga, para leva-los até o solo lunar e traze-los de volta até a orbita lunar.
Foguete Saturno V – veículo lançador, para colocar toda a carga na órbita da Terra e fornecer o impulso inicial para a viagem da nave Apollo até a Lua.
Cronograma do Projeto:
Alcançar o objetivo do projeto antes do final da década de 1960
Orçamento Básico:
500 milhões de dólares
Premissas:
Realizar o projeto com maior nível de segurança aos astronautas.
Restrições:
Risco de morte aos astronautas
Autorização:
Diretor da Empresa
2. Amaru – Exercicio 11 – Pintura não poluente de navios
Após quatro anos de testes, um armador de navios anunciou que irá aplicar em todos os navios de sua frota uma pintura à base de silicone, livre de biocidas. Segundo a Cia, esta decisão está alinhada com a politica adotada há 15 anos na empresa de utilizar revestimento ambientalmente compatíveis no transporte de carga marítimo.
Foi realizado um projeto-piloto dom dois navios da empresa, o “Cap Roca” e o “Cap Polonio”, em parceria com as fundação WWF – World Wildlive Fund, da Alemanha. Nestes testes, foram pintadas diversas faixas utilizando uma grande variedade de tintas e, durante as docagens a seco (“drydocking”), para fazer a manutenção destes navios foi constatado que apenas as faixas pintadas com a tinta à base de silicone impediu o crescimento de algas e outros organismos vivos (“cracas”) no casco dos navios.
Estas faixas passaram então, por observações durante mais três anos e, passados quatro anos da aplicação, finalmente, a empresa decidiu pelo seu uso em toda sua frota.
...