Logistica Em Pequenas Empresas
Pesquisas Acadêmicas: Logistica Em Pequenas Empresas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Randall • 5/11/2013 • 574 Palavras (3 Páginas) • 360 Visualizações
Administração integrada das atividades de logística beneficia cliente e empresa, ou seja, a logística vem sendo apontada nos últimos anos como um dos principais instrumentos para o aumento da competitividade na empresa. As medidas de desempenho logístico são divididas em nível de serviços e custos, sendo que o elevado nível de serviço fará com que o cliente perceba um aumento no valor liquido recebido, um exemplo é o curto prazo de entrega.
As atividades que compõem o foco da logística são: os planejamentos e controle de atividades de suprimentos, produção e distribuição física. A grande mudança proporcionada pela logística é a integração dessas atividades no ambiente da empresa, seus fornecedores e seus canais de distribuição, incluindo os fluxos de materiais informações e seus impactos nos fluxos financeiros. As empresas de pequeno porte costumam se incluir no grupo daquelas que a logística não estão integradas, onde algumas medidas simples podem contribuir para o aumento de nível de serviço e custos logísticos. Podendo ser essas medidas:
*Seleção de estratégia logística em funções das propostas de valor escolhidas,
*Fornecedores e canais de distribuição com base em custos logísticos totais,
*Utilização de um sistema de informação comum para as atividades de compra de insumos, o PPCP é fundamental para a redução de estoques e aumento do nível de serviço, onde devemos ter uma previsão de compra facilitando a programação da produção, algumas pequenas empresas continuam ainda com setores de compra independentes, com a procura de descontos, enchendo a empresa de estoque, sem programar sua produção interna e no fechamento ter a surpresa de um grande rombo de caixa.
Entretanto, antes de sugerir medidas para pequenas empresas é importante frisar que a logística, como ferramenta para melhoria desempenho, deve ser pensada no contexto de uma estratégica, ou seja, ferramentas de logísticas são recomendadas para todas as empresas. Muitas empresas selecionam seus fornecedores com base no preço de vendas. Entretanto não consideram que o lote mínimo de venda pode ser elevado e que eventualmente o fornecedor escrito costuma não cumprir com os prazos de entrega.
Com a evolução da logística a empresa deixa de ser uma entidade econômica individual e passa a ser uma entidade econômica compartilhada, ou seja, de um lado com seus clientes e do outro com seus fornecedores.
Não há necessidade de a empresa adquirir um software caro para as atividades integradas à logística, muitas empresas conseguem bons resultados usando planilhas do Excel, elaboradoras pelos próprios colaboradores adaptados para sua realidade.
Um bom gerenciamento da cadeia logística pode representar uma vantagem competitiva no mercado, pois de um lado agrega valor ao produto via serviço ao cliente, agrega produtividade da empresa via redução de custo. A evolução do conceito logístico exigiu uma evolução do profissional de logística.
Sendo assim o mercado está mais competitivo e os clientes mais exigentes com o nível do serviço prestado e com os custos dos mesmos. Atividades como compras, transportes, gestão de estoques e processamento de pedidos precisam ser bem administrados, pois podem representar o sucesso ou insucesso da organização. Buscar soluções diferentes
...