Lojas Vrtuais
Artigos Científicos: Lojas Vrtuais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anderjuh • 28/7/2014 • 1.391 Palavras (6 Páginas) • 313 Visualizações
PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
JULIANA CAMARGO GOMES DE SOUZA
RA: 5310012920
Rancharia – SP
2014
LOJAS VIRTUAIS: A TENDÊNCIA DO NOVO MERCADO
JULIANA CAMARGO GOMES DE SOUZA
Rancharia – SP
2014
1. INTRODUÇÃO
O presente projeto de pesquisa pretende expor o motivo do crescimento das vendas virtuais, especialmente por meio das lojas virtuais, e demonstrar as vantagens desse modelo de comércio, que é de grande relevância nos dias de hoje.
O ambiente empresarial tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, as quais têm sido consideradas diretamente relacionadas à tecnologia da informação.
Com toda essa inovação, o novo ambiente empresarial de negócios está evoluindo para um ambiente onde as empresas estarão intensamente interconectadas com seus clientes e fornecedores no ambiente digital.
2. JUSTIFICATIVA
Trata-se, sem dúvida, de um tema de evidente relevância social, técnica e científica, pois as lojas virtuais conquistaram seu espaço no mercado e a tendência é que elas aumentem cada vez mais.
A revolução da internet trouxe consigo novas formas de realização de negócios, redução de custos, aumento da velocidade no atendimento ao cliente e aumento do retorno sobre o investimento. Com a crescente demanda no ramo das lojas virtuais, cabe a seguinte reflexão: como as lojas virtuais conseguiram tomar esse espaço no mercado atual
As lojas virtuais são consideradas um grande diferencial de mercado, e por este motivo tem aumentado significativamente, pois possibilita eficiência e flexibilidade em suas operações internas, trabalhando mais próximo de seus fornecedores, e tornando-se mais ágil para atender as necessidades e expectativas de seus clientes.
“O principal objetivo dos mercados eletrônicos (e-marketplaces) é intermediar – ou mediar – através de um portal na Internet vários compradores e vários fornecedores na realização de transações de negócios. Seria incorreto definir um mercado eletrônico como o “portal”, pois, além da presença virtual, é necessária também toda uma estrutura para gerir e operacionalizar suas tarefas” (VASCONCELLOS, 2012).
Atualmente, algumas das características do novo ambiente empresarial tais como a globalização, integração interna e externa das organizações, entre outras, têm confirmado as tendências da criação e utilização de mercado e comércio eletrônicos, que já são considerados como uma realidade.
Segundo Tigre (1999, p. 84): “O comércio eletrônico contribui para articular o desenvolvimento, a produção, a distribuição e as vendas de bens físicos como livros, discos, automóveis e computadores, tornando as transações mais rápidas e econômicas.”
A evolução da informática e a expansão da internet provocaram alterações na vida das empresas, trazendo novas dimensões à atividade econômica e aos sistemas que geram este setor. Assim, surgiu o conceito de comércio eletrônico (E-commerce) que vem assumindo relevância no comércio mundial em ordem crescente de importância.
De acordo com Laudon e Laudon (2004, p. 6, grifos do autor):
O uso intensivo da tecnologia da informação em empresas comerciais, desde a metade da década de 90, aliado à igualmente significativa remodelagem organizacional, criou condições para um fenômeno da sociedade industrial: a empresa digital. Esta empresa pode ser definida de acordo com diferentes critérios. Ela é aquela em que praticamente todos os relacionamentos empresariais significativos com clientes, fornecedores e funcionários são habilitados e mediados digitalmente. Os processos de negócios essenciais são realizados por meio de redes digitais que abrangem toda a organização ou que interligam múltiplas organizações.
A mídia digital revolucionou o comportamento de compra ao disponibilizar uma enorme quantidade de informações para o comprador. Algumas lojas virtuais divulgam informações sobre seus produtos com mais detalhes do que se usassem a mídia convencional gastando menos.
De acordo com Vasconcellos (2012), “os mercados eletrônicos ilustram como uma tecnologia permite introduzir inovações e criar negócios antes inexistentes. Há inúmeras iniciativas em operação e alguns autores cegam a defender que os mercados eletrônicos serão uma das principais aplicações de negócios da Internet”.
A revolução das lojas virtuais ainda está em seu início. Conforme são disponibilizados produtos e serviços para venda on-line, haverá um crescente progresso no volume de consumidores e fornecedores adeptos ao E-commerce.
“O comércio eletrônico contribui para articular o desenvolvimento, a produção, a distribuição e as vendas de bens físicos como livros, discos, automóveis e computadores tornando as transações mais rápidas e econômicas” (TIGRE, 1999, p.84).
Apesar dos diversos desafios do setor, a consolidação e a sustentação de negócios baseados na internet (e-business) podem ocorrer, essencialmente, a partir da inovação tecnológica. O comércio eletrônico é considerado um ambiente muito dinâmico e, há alguns anos, poucos acreditavam que eles se tornaria o modelo de negócio preferido da internet.
As razões aqui expostas justificam o estudo ora proposto.
3. OBJETIVOS
O objetivo central deste trabalho consiste em analisar e compreender o atual crescimento das lojas virtuais, pois é evidente nos dias de hoje que a
...