Luis Antonio Cavalcanti
Monografias: Luis Antonio Cavalcanti. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 210576 • 2/11/2014 • 2.683 Palavras (11 Páginas) • 325 Visualizações
Sustentabilidade na Prática
Cases
Gestão
Tipo de categoria a que pertence a inovação
Sustentabilidade no Modelo de Negócios
Título da inovação
Pilares de uma Gestão para a Sustentabilidade
Resumo da inovação
A sustentabilidade é prioridade para o Itaú Unibanco. Prova disso é que, menos de dois meses após a associação entre os Bancos Itaú e Unibanco ter sido aprovada pelo Banco Central, a nova instituição pôde lançar sua Política de Sustentabilidade. O conteúdo da Política começou a ser definido logo após o anúncio da fusão, em novembro de 2008, com base na experiência anterior que os dois bancos tinham no assunto. Após validação pelo Comitê Executivo, em abril de 2009, a Política de Sustentabilidade Itaú Unibanco foi divulgada no dia 29 do mesmo mês.
A Política é um dos pilares da gestão para a sustentabilidade, sendo esta entendida pela organização como a manutenção dos negócios no curto, médio e longo prazo para uma entrega perene de valor às partes interessadas. A Política de Sustentabilidade Itaú Unibanco indica a direção a ser seguida por uma instituição consciente de sua responsabilidade em liderar o setor financeiro e de seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável por meio de seus serviços, processos, produtos e relacionamentos.
Mas saber para onde seguir não basta. É preciso contar com mecanismos capazes de acompanhar a implantação da Política de Sustentabilidade, zelar pela integração de seus preceitos às práticas de negócios, definir as estratégias de implantação e propor novas soluções. Esse é o papel desempenhado por um outro pilar da sustentabilidade no Itaú Unibanco: uma estrutura de Governança atuante e presente em todos os níveis de decisão.
Definida a Política de Sustentabilidade e estabelecidas as instâncias de Governança da sustentabilidade, falta descobrir qual é o foco de uma gestão capaz de promover o desenvolvimento sustentável não apenas da organização, mas de toda a sociedade. Quais são os principais desafios? Onde os esforços da organização devem ser concentrados? No caso do Itaú Unibanco, as respostas estão definidas na Essência da Sustentabilidade. Trata-se de um documento, baseado na contribuição de stakeholders e de especialistas e em consultas internas, que define os oito desafios identificados como prioritários para a atividade da organização.
A Política, a Governança e a Essência da Sustentabilidade foram desenvolvidas em tempo recorde e estão disponíveis para toda a organização. Mas resta saber quem faz com que esses instrumentos, por mais bem elaborados e adequados que sejam, tornem-se realidade nas atividades do dia a dia. São as pessoas. Quem "sustenta" a sustentabilidade são as pessoas que integram o Itaú Unibanco.
O círculo perfeito da gestão da sustentabilidade se completa com colaboradores conscientes de seu papel e engajados na tarefa de cumpri-lo: os Líderes de Sustentabilidade são os colaboradores que aplicam as diretrizes da Política de Sustentabilidade nos produtos e serviços oferecidos pelo banco. São eles que exercem funções na estrutura formal da Governança da Sustentabilidade e que incorporam em suas ações as estratégias por ela definidas. São eles que perseguem as metas e enfrentam os desafios listados na Essência da Sustentabilidade durante o relacionamento cotidiano com clientes, fornecedores, acionistas e demais públicos.
A Política, a Governança e a Essência da Sustentabilidade, que se transformam em realidade pelas pessoas da organização, estão detalhados nos tópicos a seguir.
Descrição da Prática
Relevância para o negócio
Política de Sustentabilidade
A Política de Sustentabilidade do Itaú Unibanco estabelece as diretrizes de atuação em todos os seus negócios e relacionamentos. Também se propõe a reafirmar o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável e promover inovações, revisões e adequações nos negócios com base nos conceitos de sustentabilidade. A Política aponta como deve ser o relacionamento com todos os clientes, colaboradores, acionistas, investidores, fornecedores, parceiros de negócios e sociedade em geral.
A Política de Sustentabilidade tem como base as premissas:
• Conscientização e engajamento de todos os colaboradores com a sustentabilidade.
• Comprometimento da liderança com a evolução do tema na organização.
• Cultura organizacional alinhada aos valores e princípios do Itaú Unibanco.
• Aprimoramento contínuo das práticas de governança corporativa.
• Postura ética e transparente.
• Cumprimento das leis e regulamentos.
Seus objetivos são:
• Ratificar o compromisso da organização com a busca pelo desenvolvimento sustentável.
• Evidenciar, para todas as partes interessadas, as diretrizes que permeiam a estratégia e a gestão do banco.
• Promover inovações, revisões e adequações nos negócios com base nos conceitos de sustentabilidade.
Suas diretrizes abrangem os seguintes tópicos:
• Condutas de atuação relacionadas à gestão da organização.
• Desenvolvimento de produtos e serviços.
• Relacionamento com o público interno.
• Relacionamento com fornecedores.
• Relacionamento com clientes.
• Relacionamento com a sociedade.
• Meio ambiente.
Um aspecto inovador a destacar sobre a Política de Sustentabilidade e demais pilares da gestão para a sustentabilidade do Itaú Unibanco é a extrema rapidez com que foram desenvolvidos e divulgados. Toda a instituição se mobilizou para criar instrumentos que viabilizassem a integração das operações. Como resultado desse esforço, menos de seis meses após o anúncio da fusão, a organização
...