Lâmpada de descarga de gás
Resenha: Lâmpada de descarga de gás. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: abgh • 23/2/2014 • Resenha • 342 Palavras (2 Páginas) • 363 Visualizações
As lâmpadas de descarga de alta pressão, também conhecida por lâmpadas de descarga de alta intensidade, diferem das lâmpadas incandescentes no aspecto de como produzem a luz. Vale ressaltar que, elas são muito eficientes, pois garantem fluxo luminoso bastante elevado em uma pequena área. As mesmas caracterizam-se por sua incrível economia e sua capacidade de produzir luz extremamente brilhante, notável, com dimensões compactas. As lâmpadas de descarga são normalmente aplicadas, utilizadas em grandes áreas internas e/ou externas, ou seja, em vitrines e interiores de grandes lojas, em fábricas e sistemas de iluminação externos como via pública.
Dentro do mercado, há uma grande variabilidade de lâmpadas de descarga, entre elas estão: A lâmpada a vapor de mercúrio sob alta pressão e a lâmpada mista. A lâmpada de vapor de mercúrio sob alta pressão é um tipo de lâmpada que tem como principio de funcionamento a descarga entre dois eletrodos imersos numa atmosfera de argônio com uma pequena quantidade de mercúrio. Ela é constituída por um bulbo protetor de vidro revestido internamente com um pó fluorescente e preenchido com uma mistura de argônio e também gás nitrogênio sob baixa pressão; um tubo de descarga com três eletrodos sendo dois principais e um auxiliar. Ligado ao eletrodo de partida tem-se um pequeno resistor, cuja finalidade é limitar a corrente eletrodo auxiliar. Vale ressaltar que para essa lâmpada funcionar com segurança, a mesma deve operar com um reator, para que a corrente e a tensão sejam limitadas a valores aceitáveis para seu funcionamento.
Outro tipo de lâmpada a vapor de mercúrio de suma importância é a lâmpada mista. É um tipo de lâmpada que possui no mesmo bulbo um tubo de descarga contendo mercúrio, e ligado em série ao mesmo um filamento de lâmpada incandescente, que melhora o espectro luminoso da lâmpada e ao mesmo tempo, desempenha o papel de reator. Algumas de suas aplicações são: ruas, praças e estacionamentos.
Palavras-chave: Lâmpadas; vapor de mercúrio; fluxo luminoso; alta pressão.
...