MANCAIS DE ROLAMENTO
Trabalho Escolar: MANCAIS DE ROLAMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gazh • 21/10/2014 • 2.186 Palavras (9 Páginas) • 456 Visualizações
ETAPA 1
Passo 1
Metais
o Condutibilidade: eletricidade, calor e vibrações;
o Ductibilidade: capacidade de se transformar em fios;
o Maleabilidade: possibilidade de deformar-se, sem quebrar ou trincar, até o ponto de uma fina lâmina;
o Elasticidade: característica apresentada em alguns metais, que após serem pressionados por uma força, voltem a sua forma de origem;
o Tenacidade:A natureza oferece cerca de 70 tipos de metais puros, unindo-se a outros elementos formam os compostos, sendo os óxidos os mais comuns. Quando dois ou mais metais fundidos temos dai uma liga
a) O aço é uma liga de ferro + carbono;
b) O latão é uma liga de cobre + zinco;
c) O bronze é uma liga de estanho + cobre
A liga tem por objetivo obter um composto mais eficiente do que os elementos que lhe deram origem.
Polímeros
Umas das características mais importantes dos polímeros são as mecânicas. Impondo que tais, os polímeros, podem ser divididos em: termoplásticos, termoendurecíveis e elastômeros.
I. Termoplásticos: é um dos plásticos mais encontrados no mercado. Podendo ser fundido diversas vezes, sendo que alguns podem até dissolver-se em vários solventes, sendo também reciclável;
II. Termorrígidos: são rígidos e frágeis, e muito estáveis a variação de temperatura. Umas vez que já prontos não se fundem mais. O aquecimento do polímero acabado promove decomposição do material antes de sua fusão, tornando assim,, sua reciclagem complicada;
III. Elastômeros: é uma classe intermediaria entre os termoplásticos e os termorrígidos, não são fusíveis, mais apresentam alta elasticidade, não são rígidos como os termorrígidos. Reciclagem complicada pela incapacidade de fusão.
Cerâmicas
Materiais usados na produção das cerâmicas. Os materiais usados na produção das cerâmicas são abundantes e mais baratos. Sua ligação atômica é do tipo é do tipo misto, estando presentes, covalente e a iônica. Maior resistência ao calor que os metais e polímeros, e uma alta capacidade calorifica.
Compósitos
São aqueles que possuem pelo menos dois componentes ou duas fases, com propriedades físicas e químicas nitidamente distintas, em sua composição. Separadamente os seus constituintes mantem suas características, porem quando misturados, formam um composto com propriedades impossíveis de se obter com apenas um deles.
Estrutura cristalina, Átomo por Célula unitária, Parâmetro de Rede, Fator de empacotamento e Exemplo de Metais:
Estrutura Cristalina Átomo por Célula Unitária Parâmetro de Rede Fator de Empacotamento Exemplos
Cúbica Simples 1 2R 0,52 Não há exemplos de metias puro, fator de empacotamento muito baixo.
Cúbica de Corpo Centrado 2 4R/31/2 0,68 Al, Cu, Ag, Pt
Cúbica de Face Centrada 4 4R/21/2 0,74 Li, Na, Cr, W
Passo 2
1. O alumínio é o material de nossa escolha. O alumínio é um metal leve, macio e resistente, possui um aspecto prateado e fosco, devido à fina camada de óxidos que se forma rapidamente quando exposto ao ar. O alumínio não é tóxico como metal, não magnético e não cria faíscas quando exposto a atrito. Puro, possui tensão de cerca de 20 Mpa e 400 Mpa, se inserido dentro de uma liga. Sua densidade é aproximadamente de um terço do aço ou cobre. É razoavelmente maleável, por ser um pouco mole, e dúctil; apto para a mecanização e fundição, além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. Sendo um bom condutor de calor.
2. A escolha desse material se baseia na notável capacidade que este apresenta de armazenamento de bebidas, por oferecer um bom ambiente de aquecimento e resfriamento, não permitindo também a passagem de umidade, oxigênio e luz evitando assim a deterioração do que será armazenado.
Passo 3
1. Os itens do tetraedro representam o desempenho pelo custo, sendo uma característica importante na construção de estruturas. A composição também tem importância pois é esta que vai dar as características necessárias para um melhor desempenho nas atribuições do matérias. O processamento mostra que o material tem boa maleabilidade ( notável de fato), e que suporta esforços mecânicos; e a microestrutura diz se o material é duro, resistente, dúctil. Mostrando a quantidade de outros materiais em ligas, dentre outras características.
2. As características tem relação existente, pois a microestrutura irá nos dizer se o material, de fato poderá receber esforços mecânicos previstos; de acordo com sua composição, podendo-se medir, se seu desempenho é válido pelo seu custo.
Passo 4
• São feitos processos para retirada de impurezas do material, um dos processos, o Bayer, são removidos materiais que acompanham o minério como impurezas de ferro e silício, pois podem afetar as propriedades do produto. Adiciona-se NaOH ao minério, e como o alumínio é anfótero, dissolve-se formando aluminato de sódio. O SiO2 também se dissolve na forma de íons silicato. Todos os rejeitos insolúveis, particularmente o óxido de ferro, são removidos por filtração. Em seguida precipita-se o hidróxido de alumínio da solução fortemente alcalina de aluminato. Isso pode ser feito borbulhando CO2( um óxido ácido que diminui o pH), ou então semeando a solução com AL2O3. Os íons silicatos permanecem em solução. O precipitado de Al (OH)2 é calcinado e convertido em AL2O3 purificado.
• Pelo processo Hall-Héroult (mais utilizado) o AL2O3 é fundido e misturado com criolita, Na3[AlF6] e eletrolisado num tanque de aço revestido de grafita. A cela funciona continuamente e a certos intervalos o alumínio fundido (+/- 660 C) é removido do fundo da célula, adicionando-se novas quantidades de bauxita. Parte dacriolita consumida é produzida como minério na Groenlândia, mas a quantidade é insuficiente para atender a demanda, e grande parte é produzida sinteticamente.
• Al(OH)3
...