MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS
Tese: MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelo_ferreira • 28/5/2013 • Tese • 1.126 Palavras (5 Páginas) • 1.038 Visualizações
UNIJORGE
Equipe:
Walter de Azevedo Lima Neto
Marcelo Marcio de Oliveira Ferreira
Marco Antonio Ramos Barreto
Vilmar Pedreira Oliveira
MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS - CTS
OFICINA DE MANUTENÇÃO
Salvador
2012
UNIJORGE
Equipe:
Walter de Azevedo Lima Neto
Marcelo Marcio de Oliveira Ferreira
Marco Antonio Ramos Barreto
Vilmar Pedreira Oliveira
MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS - CTS
OFICINA DE MANUTENÇÃO
Trabalho Interdisciplinar apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Tecnólogo em Segurança do Trabalho do Centro Universitário Jorge Amado – Unijorge, sob a orientação da Prof.ª Clarice Melo, Turno Noturno EAD.
.
Salvador
2012
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO P. 04
2 – MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS P. 04
2.1 Etapas para Elaboração do Mapa P. 05
P. 06
2.2 Representação Gráfica – Mapa de Riscos (Planta baixa) P. 06
3 – RELATÓRIO P. 07
4 – CONCLUSÃO P. 08
5 – REFERENCIAS P. 08
6 – ANEXOS P. 09
Anexos 1 e 2 Registros Fotográficos P. 10
4
1 – INTRODUÇÃO
Este estudo foi realizado com o objetivo de identificar os riscos ambientais das atividades de manutenção de veículos ferroviários a partir de uma planta baixa da oficina eletromecânica da Companhia de Transporte de Salvador – CTS, propondo medidas de prevenção e controle a fim de garantir a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores. Com esta finalidade foi desenvolvido realização de duas visitas técnicas nos dias 08 e 09 de novembro 2012, previamente autorizada pela Coordenadoria de Manutenção Sr. Carlos Bastos, sendo a equipe acompanhada pelo Técnico de Segurança Sr. Américo Filho e o atual Presidente da CIPA Sr. Sílvio Pereira. Foram realizadas entrevistas com o corpo gerencial da empresa e com os colaboradores do setor. A CTS presta serviços de transporte ferroviário de passageiros e realiza manutenção da equipagem numa estrutura de 3.000 m2 localizada dentro de sua área de domínio no bairro da Calçada.
2 – MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS
Segundo o anexo da portaria N.º 25, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1994 (BRASIL, 1994), o Mapa de Riscos tem como objetivos reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho e possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.
Para Santos (1999), o Mapa de Riscos pode ser um aliado de empresários e empregados para evitar acidentes, encontrar soluções práticas para eliminar ou controlar os riscos e melhorar o ambiente e as condições de trabalho e a produtividade, com isso ganham os trabalhadores, com a proteção da vida, da saúde e da capacidade profissional; ganham as empresas, com a redução de perdas por horas paradas, danos em equipamentos e desperdícios de matérias-primas, ganha o país, com a redução dos vultosos gastos do sistema previdenciário no pagamento de pensões e com o aumento da produtividade geral da economia.
Uma das atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA é a elaboração do Mara de Riscos, devendo ser revista a cada gestão.
5
2.1 Etapas para elaboração do Mapa
1ª FASE – Identificação dos principais riscos ocupacionais de acordo com a sua natureza conforme quadro abaixo.
Classificação dos principais riscos ocupacionais
de acordo com a sua natureza
Padronização das cores correspondentes
Grupo 1
Verde
Grupo 2
Vermelho
Grupo 3
Marrom
Grupo 4
Amarelo
Grupo 5
Azul
Riscos
Físicos
Riscos
Químicos
Riscos
Biológicos
Riscos
Ergonômicos
Riscos de
Acidentes
Ruídos
Poeiras
Vírus
Esforço físico intenso
Arranjo físico inadequado
Vibrações
Fumos
Bactérias
Levantamento e transporte manual de peso
Máquinas e equipamentos sem proteção
Radiações Ionizantes
Névoas
Protozoários
Exigência de postura inadequada
Ferramentas inadequadas ou defeituosas
Radiações não ionizantes
Neblinas
Fungos
Controle rígido de produtividade
...