MASP em Manutenção Industrial
Por: rafael_f_dias • 21/6/2015 • Artigo • 2.077 Palavras (9 Páginas) • 675 Visualizações
MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL.
Rafael Figueiredo Dias[1]
Eduardo Simões[2]
Resumo
A Manutenção Industrial já deixou de ser vista como um custo necessário pelas organizações e passou a ser entendida como um investimento quando bem implantada. Faz-se necessário hoje, em todos os processos industriais, a manutenção constante de equipamentos e máquinas para uma boa produção. O objetivo deste estudo é mostrar como a implantação de um sistema de manutenção em uma fábrica de argamassas é vantajosa para a organização, onde o foco será nas etapas realizadas para executar a implantação. Para isso, foi aplicado o Método de Análise e Solução de Problemas, o MASP, na linha de produção. Os resultados apontam uma melhor disponibilidade de máquina e um custo mais apurado da manutenção.
Palavras-chave: Manutenção Industrial; Equipamentos; MASP.
Abstract
The Industrial Maintenance already let to be considered a need cost and now is considered an investiment to organizations. Actually, every industrial line, have to keep on a constant maintenance your equipaments to make a good production. The aim of this study is to show how the implementation of a maintenance system in a mortar plant is advantageous for the organization, where the focus will be on the steps taken to perform deployment. For this, we applied the method of Analysis and Troubleshooting, MASP, on the production line. The results indicate a better machine availability and a more accurate cost of maintenance.
Key Words: Industrial Maintenance; Equipaments; MASP.
1 INTRODUÇÃO
A Manutenção Industrial já deixou de ser vista como um custo necessário pelas organizações e passou a ser entendida como um investimento quando bem implantada. Faz-se necessário hoje, em todos os processos industriais, a manutenção constante de equipamentos e máquinas conforme é citado no item 12.111 da NR-12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos: “As máquinas e equipamentos devem ser submetidos à manutenção preventiva e corretiva, na forma e periodicidade determinada pelo fabricante, conforme as normas técnicas oficiais nacionais vigentes e, na falta destas, as normas técnicas internacionais”. Visando a melhoria no sistema de manutenção de uma planta que não possuía nenhum tipo de controle para este processo e a melhoria na disponibilidade de suas máquinas para uma melhor produção, foi realizado um estudo utilizando as oito etapas do MASP:
Etapa 1 – Identificação do Problema.
Onde se identifica os problemas mais comuns, realiza levantamento do histórico dos problemas, evidenciam as perdas e os ganhos possíveis, escolhe um problema, escolhe as equipes e define as responsabilidades e metas.
Etapa 2 – Observação.
Observa as características do problema através de dados existentes, observa o problema no local.
Etapa 3 – Analise.
Levantam as variáveis que influenciam no problema, levantam as hipóteses para escolha da causa mais provável, coletam os dados no processos, analisa a causa mais provável e descobre a causa fundamental.
Etapa 4 – Plano de Ação.
Elabora a estratégia de ação, o plano de ação e negocia o plano de ação.
Etapa 5 – Ação.
Divulgam e alinham as ações, executam as ações e realizam acompanhamento dessas ações.
Etapa 6 – Verificação.
Comparam os resultados com as metas estabelecidas, identificam os efeitos secundários e verifica se a ação foi efetiva.
Etapa 7 – Padronização.
Elaboram ou alteram documentos, realizam treinamentos com demais envolvidos, registram e comunicam os padrões e acompanham os resultados destes através de indicadores.
Etapa 8 – Conclusão.
Identificam os problemas remanescentes, realiza o planejamento de ações preventivas e avalia o aprendizado.
A metodologia aqui utilizada foi a de aplicação da ferramenta de Método de Análise e Solução de Problemas e a revisão de literatura em artigos e livros que abordam sobre o tema. Para salientar, alguns autores consideram o MASP como uma ferramenta conjunta ao PDCA.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Identificação dos Problemas
Verificou-se que só existiam manutenções de caráter corretivo na fábrica de argamassa, ou seja, não existiam manutenções preventivas nas máquinas e equipamentos e as horas de parada para manutenções imprevistas eram altas. Outros dois pontos levantados foram que não existiam históricos das manutenções realizadas e que todo custo de manutenção era destinado a um único equipamento chamado fábrica de argamassa.
2.2 Observação dos Problemas
Foi realizado acompanhamento no processo produtivo das rotinas de manutenções e observado os dados dos horários de máquina parada nos relatórios diários de produção, conforme relatório da figura 1.
Figura 01 – Relatório diário de produção – Tempo de paradas. Fevereiro 2012.[pic 1]
2.3 Análise dos Problemas
Após a observação, analisou-se que não existiam manutenções de caráter preventiva e somente se trabalhava em caráter corretivo e não se tinha conhecimento de todos os equipamentos do processo, bem como suas especificações, ou seja, equipamentos não possuíam TAG. Para melhor análise destas intervenções, foi desenvolvida uma planilha para classificação e acompanhamento das horas paradas devido manutenções corretivas, conforme ilustrado na figura 2.[pic 2]
Figura 2 – Planilha Excel de Acompanhamento de Paradas da Fábrica de Argamassa Precon – Janeiro/2012.
2.4 Plano de Ação
Com os dados obtidos, foi realizado um plano de ação para definição de implantação de um sistema eficiente de manutenção para evitar os prejuízos. Foram definidas tarefas e responsáveis para cada etapa da implantação. Segue abaixo um exemplo do escopo do projeto de implantação:
O que? | Quem? |
Adquirir Sistema Integrado de Manutenção | Precon |
Capacitação de implantação do sistema | Totvs |
Levantamento de dados | Rafael Dias |
Alimentação de dados no sistema | Rafael Dias |
Treinamento de movimentação do sistema para usuários chaves. | Totvs |
Treinamento de movimentação do sistema para usuários de rotina de manutenção. | Rafael Dias |
Protótipo de funcionamento em base de teste | Rafael Dias |
Inicio de funcionamento em base de produção | Rafael Dias |
Figura 3 – Exemplo do escopo do contendo as partes “o que” e “quem”. Projeto de Implantação do Sistema de Manutenção – Fevereiro/2012.
...