MECÂNICA APLICADA
Exames: MECÂNICA APLICADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josuedmach • 2/6/2014 • 4.586 Palavras (19 Páginas) • 284 Visualizações
Curso: Engenharia Mecânica
Disciplina: Mecânica Aplicada
Professor: Marco Benfica
Alunos
Nome: ACÁCIO HUGO DEL PICCHIA RA: 1155374227
Nome: BRUNO M MACHADO DA SILVA RA: 2547441836
Nome: JOSUÉ DIAS MACHADO RA: 1110295588
Nome: PAULO EDUARDO RINGER RA: 1155363612
Data: 23/09/13
Sumário
1.Introdução........................................................................................................1
2. Objetivo...........................................................................................................1
3. Etapa 1
3.1 Passo 1 (Tipos de engrenagens) ................................................................2-9
3.2 Passo 2 ( Periodo e frequência de engrenagens)......................................9-10
3.3 Passo 3 (Dimensionamentos de sistemas transmissivos) .......................10-12
3.4 Passo 4 (Esquema de funcionamento de sistemas transmissivos)..........12-17
4- Etapa 2
4.1 Passo 1 (Marchas) ...................................................................................18-25
4.2 Passo 2 (Sequencia transmissiva de correias ou engrenagens)................25-27
4.3 Passo 3 (vantagens mecânicas de trocas de marchas)...................................27
4.4 Passo 4 ( Relatório).......................................................................................28
5- Bibliografia....................................................................................................29
1 .Introdução
Neste trabalhos iremos falar sobre diversas funcionalidades de sistemas automotivos. Diferenciar engrenagens, sistemas transmissivos. Diversificar o uso desses componentes e onde é adequado para o uso.
2. Objetivo
Explanar, num seminário, sobre o funcionamento das transmissões de movimentos
circulares nos veículos automotores, conduzir conceitos sobre o tema, e dinamizar a
compreensão sobre as aplicações e aos diversos tipos de transmissões existentes.
Etapa 1
PASSO 1
Foto cedida
Emerson Power Transmission Corp.
As engrenagens são usadas em milhares de dispositivos mecânicos. Elas realizam várias tarefas importantes, mas a mais importante é que elas fornecem uma redução na transmissão em equipamentos motorizados. E isso é essencial porque, frequentemente, um pequeno motor girando muito rapidamente consegue fornecer energia suficiente para um dispositivo, mas não consegue dar o torque necessário. Por exemplo, uma chave de fenda elétrica tem uma redução de transmissão muito grande, porque precisa de muito torque para girar os parafusos, mas o motor só produz quantidade de torque pequena e velocidade alta. Com a redução de transmissão, a velocidade de saída pode ser diminuída e o torque, aumentado.
Princípios básicos
Em qualquer engrenagem, a relação é determinada pelas distâncias que vão do centro das peças até o ponto de contato. Por exemplo, em um dispositivo com duas engrenagens, se uma delas tiver o dobro do diâmetro da outra, a relação será de 2:1.
Muitas engrenagens modernas utilizam um perfil de dentes especial chamado de involuta. Esse perfil tem a propriedade extremamente importante de manter uma relação de velocidade constante entre as duas engrenagens. Assim como a roda com estacas acima, o ponto de contato se movimenta, mas a forma dos dentes da engrenagem involuta compensa esse movimento.
Engrenagens de dentes retos
As engrenagens de dentes retos são o tipo mais comum de engrenagens. Elas têm dentes retos e são montadas em eixos paralelos. Há situações em que muitas dessas engrenagens são usadas juntas para criar grandes reduções na transmissão.
Foto cedida Emerson Power Transmission Corp.
Engrenagens de dentes retos são utilizadas em muitos dispositivos como: chave de fenda elétrica, figuras que dançam, aspersor oscilante, relógio de corda, máquina de lavar roupas e a secadora de roupas. Mas você não vai encontrar esse tipo de engrenagem no seu carro. E isso porque a engrenagem de dentes retos pode ser muito barulhenta. Cada vez que os dentes se encaixam, eles colidem e esse impacto faz muito ruído. Além disso, também aumenta a tensão sobre os dentes.
Engrenagens helicoidais
Os dentes nas engrenagens helicoidais são cortados em ângulo com a face da engrenagem. Quando dois dentes em um sistema de engrenagens helicoidais se acoplam, o contato se inicia em uma extremidade do dente e gradualmente aumenta à medida que as engrenagens giram, até que os dois dentes estejam totalmente acoplados.
Foto cedida Emerson Power Transmission Corp.
Este engate gradual faz as engrenagens helicoidais operarem muito mais suave e silenciosamente que as engrenagens de dentes retos. Por isso, as engrenagens helicoidais são usadas na maioria das transmissões de carros. Devido ao ângulo dos dentes de engrenagens helicoidais, elas criam um esforço sobre a engrenagem quando se unem. Equipamentos que usam esse tipo de engrenagem têm rolamentos capazes de suportar esse esforço.
Algo interessante sobre as engrenagens helicoidais é que se os ângulos dos dentes estiverem corretos, eles podem ser montados em eixos
...