MEMORIAL DESCRITIVO – RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR
Por: Hortência Madeira • 28/8/2017 • Seminário • 1.462 Palavras (6 Páginas) • 1.325 Visualizações
MEMORIAL DESCRITIVO – RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 3
2 MEMORIAL DESCRITIVO 3
2.1 SERVIÇOS PRELIMINARES 3
2.1.1 LOCAÇÃO 4
2.1.2 MOVIMENTAÇÃO DE TERRA 4
2.2 FUNDAÇÕES 4
2.3 ESTRUTURA 5
2.4 ALVENARIA 6
2.5·REVESTIMENTOS ACABAMENTOS E PINTURA DE AMBIENTES INTERNOS 7
2.6 REVESTIMENTOS, ACABAMENTOS E PINTURA DE AMBIENTES EXTERNOS 8
2.7 COBERTURA 10
2.8 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 11
2.9 INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS 12
2.10 IMPERMEABILIZAÇÃO 13
2.11 ESQUADRIAS 14
2.12 SERVIÇOS FINAIS 15
3. CONCLUSÃO 15
4. ANEXO 15
1.INTRODUÇÃO
O presente documento faz parte da disciplina de Planejamento e Controle de Obras, dentro do curso de Engenharia de Produção Civil do CEFET-MG. O objetivo deste trabalho é elaborar um memorial descritivo, um documento integrado aos projetos elaborados que tem por objetivo descrever o sistema e características construtivas para execução das obras de construção da residência.
A obra é referente a uma residência unifamiliar de um pavimento e apresenta os seguintes cômodos: sala de estar, uma suíte, dois quartos, uma cozinha, uma sala de jantar e dois banheiros, totalizando 87m².
2 MEMORIAL DESCRITIVO
2.1 SERVIÇOS PRELIMINARES
Para início da obra, o Projeto deve ser aprovado na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, ter Placa de Obra dos Responsáveis Técnicos (conforme as ART’s) além de possuir ligações de água e energia no local.
Seguindo a NR 18, do Ministério do Trabalho e Emprego, serão colocados tapumes com altura mínima de 2,20 m para o isolamento do canteiro de obras. Os tapumes serão de madeira compensada de 2,20m x 1,10m x 6 mm. O isolamento do canteiro será realizado por um carpinteiro e por um servente. Após a aprovação do projeto hidrossanitário, deve ser realizada uma instalação provisória do canteiro de obras que já servirá para as instalações hidrossanitárias posteriores.
A ligação de luz deve estar de acordo com a norma NR-10 e seguindo especificações do projeto elétrico, solicitando uma rede Trifásica.
Haverá um galpão de dimensões 5m x 5m para atender as necessidades de depósito de materiais e ferramentas, bem como dos documentos e plantas da obra. Além disso, haverá um vestiário e banheiro para uso de funcionários, tendo suas dimensões definidas pela norma NR 18.
2.1.1 LOCAÇÃO
Na locação das obras, deve-se respeitar os projetos apresentados, garantindo a implantação da edificação dentro da faixa de domínio, utilizando-se tabeiras de madeira com identificação de ponto fixo como RN (referência de nível) em ponto de saída em marco fixo fora do local da obra, o qual servirá como referência para transferência de pontos de nível.
2.1.2 MOVIMENTAÇÃO DE TERRA
A execução dos trabalhos de escavações obedecerá às prescrições da norma NBR-6122 e do que é descrito neste memorial. Será removida uma camada superficial de 20 cm de material de expurgo. Nas escavações além de 1,50 m de profundidade, haverá taludes ou proteções com dispositivos adequados de contenção. Será conservado o perfil natural do terreno nas divisas laterais, pois já existem edificações construídas nos lotes vizinhos. Será prevista drenagem dos muros de arrimo, onde houver e drenagem do lote.·.
2.2 FUNDAÇÕES
O projeto de fundações seguirá tanto a norma da ABNT NBR 6122 – Projeto e execução de fundações e a quanto à norma NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto. As fundações serão executadas de acordo com o projeto estrutural específico seguindo o tipo de fundação, sua posição e profundidade, tipo estacas, dimensões, armaduras e traço de concreto dos elementos estruturais.
Além disso, deverão ser observadas as interferências da fundação com os projetos elétricos e hidrossanitário, prevendo as passagens para as tubulações horizontais e verticais nas vigas.
O concreto deverá ter resistência definida em projeto estrutural ou superior, o recobrimento da ferragem deverá ser de no mínimo 2,5 cm e será preparado em betoneiras.
2.3 ESTRUTURA
A estrutura do edifício será composta por alvenaria estrutural de bloco cerâmico e deve ser dimensionado de acordo com a norma NBR 15812-1.
As lajes do pavimento térreo serão do tipo pré-moldadas compostas com espessura de 10 cm composta por vigotas de concreto e preenchidas por tijolos cerâmicos. O aço a ser utilizado deverá estar de acordo com o projeto. O escoramento das lajes deverá ser com escoras de eucalipto e a desforma deverá ser executada de acordo com o projeto de execução e normas técnicas de construção.
2.4 ALVENARIA
A alvenaria deve seguir às posições e dimensões das paredes do projeto arquitetônico.
Serão utilizados alguns blocos cerâmicos estruturais da família 14 cm, como:
Bloco inteiro 14x19x39 |
Bloco inteiro 14x19x34 |
Meio bloco 14x19x19 |
Canaleta 14x19x39 |
Os blocos deverão ser assentados com argamassas de assentamento de traço 1:1:6 (cimento, cal e areia média), que serão preparados em betoneiras de 400L . O assentamento dos blocos será realizado por um pedreiro e um servente. Para a amarração dos blocos será utilizada tela de aço soldada seguindo especificação do projeto.
...