MODELO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UMA PISCINA
Por: carolina2809 • 2/3/2018 • Trabalho acadêmico • 582 Palavras (3 Páginas) • 171 Visualizações
PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UMA PISCINA
Um projeto surge devido um problema, uma necessidade ou até mesmo uma ideia com objetivo previamente definidos. Deve-se obter um objetivo claro e bem especifico para que haja uma aceitação dos seus realizadores.
Projeto significa diversas realizações de atos, podem ser citados exemplos projetos com designíos diferentes como:
A construção de um condomínio de casas populares para atender uma população carente de uma determinada região;
A geração de uma rede de alimentos que fornecem comida saudável aos atletas profissionais, amadores e pessoas que se dedicam aos esportes;
A criação de uma nova marca de roupas para atender o público jovem;
A elaboração de uma proposta de uma lei, e para se transformar em lei depende de uma aprovação;
E até um plano ou esforço solidário, que tem como objetivo ajudar um determinado grupo desfavorecido chamado de ONGs ou simplesmente projetos sociais.
Existem diversas possibilidades de um projeto de construção civil surgir. Para que esse projeto possa “ganhar vida”, há a necessidade de utilizar métodos e ferramentas específicas, no qual possuem o objetivo de analisar os custos, a duração de cada etapa, as exigências solicitadas, o desempenho de toda a equipe e a reação da população perante o projeto a ser executado.
O projeto elaborado mostra todas as etapas e planejamento para a execução de uma piscina residencial unifamiliar, mostrando os custos, o tempo de cada serviço, os materiais utilizados e exigências solicitadas, um objetivo claro e definido sobre a execução.
Visando isso, foi feito um projeto para o uso e entretenimento de uma família dentro de sua própria residência. Ele foi cotado para ser entregue a família em um prazo de três meses onde seu investimento final será na ordem de trinta mil reais, já estarão inclusos recursos internos como a mão de obra, os equipamentos e a matéria prima junto aos recursos financeiros da própria empresa.
Para que tudo isso possa se tornar concreto/ real, deve se ter uma gestão de qualidade, mesmo em uma obra simples, faz com que o objetivo seja alcançado com menor ocorrência de erros e problemas. Devido a isso as chances de ter um imprevisto são menores, pois todos os passos foram elaborados, analisados e planejados antes de iniciar o projeto e seguindo algumas diretrizes tais como:
- Analisar todo o canteiro de obras;
- Aprovação do projeto perante o cliente;
- Orçamento do projeto;
- Aprovação do projeto pela prefeitura da cidade;
- Contrato;
- Ordem de serviço;
- Execução e gestão do projeto;
- E por fim, a conclusão do projeto.
Deve se atentar a tudo que foi escolhido, pois existem alguns riscos e também desafios.
Os produtos e matéria prima que serão utilizados dentro da obra podem acontecer de ter muita oscilação de preços na região, os insumos estarem em escassez atrapalhando na entrega do projeto devido à demora da chegada do material até o canteiro, entre outros.
No ambiental, analisar o local a ser construído, verificando se existe tubulações que passam naquele local e ocorrência de muita chuva devido ao período úmido do verão, pode causar alguns imprevistos, podendo gerar até um atraso na entrega do projeto.
A mão de obra seria um empecilho, a falta de profissionais qualificados para realização do projeto, tendo que contratar pessoas de fora da região gerando mais gastos.
Ter uma gestão e planejamento é algo indispensável em qualquer tipo de obra, pois auxilia no monitoramento, controle de resultados, na tomada de decisão que envolvem risco, organizar sistematicamente ações necessárias para uma boa execução e quando essas características satisfazem o objetivo, surgem diversas vantagens no tempo, no custo, na qualidade e na confiabilidade.
...