Manual Proteus
Dissertações: Manual Proteus. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagocordeirobr • 11/10/2013 • 544 Palavras (3 Páginas) • 369 Visualizações
Introdução:
Este trabalho tem a finalidade de explicar e detalhar os passos de como se criar um circuito utilizando o programa Proteus – ISIS e ARES e as suas ferramentas. Em passo a passo, irei exemplificar as utilidades do Proteus e as suas ferramentas.
Começando com o Isis exemplificando o uso da biblioteca e a captação dos componentes até a montagem final no Ares.
O que é o Proteus?
Proteus é um software que tem como uma de suas funções, através da ferramenta Isis, utilizar símbolos representativos de componentes, para realizar simulações de funcionamento sem o risco de ocasionar danos, por isso ele é muito indicado para estudantes da área da Eletrônica.
Através do Ares, é possível desenvolver o circuito de placas e imprimí-lo.
Desenvolvimento:
1ª Parte: Isis.
Depois de instalado corretamente o Proteus, o primeiro programa a ser utilizado deve ser o Isis, pois através dele é que iremos selecionar os componentes do circuito, montar e simular o funcionamento do mesmo no nosso computador, para somente depois passarmos para o Ares, onde o circuito será impresso.
Tela inicial, ou área de trabalho do Isis.
Depois de aberto o Isis é preciso selecionar os componentes com os quais desejamos trabalhar. Para isso primeiro precisamos clicar no ícone componente e na letra P para que seja aberta a janela da biblioteca.
Biblioteca do Proteus.
Depois de aberta a biblioteca, deve-se procurar o componente que iremos utilizar. Existem dois modos de fazer isso: através da pesquisa, colocando o nome do componente que necessitamos como palavra chave; ou, usando as categorias e depois as subcategorias para identificar o componente que precisamos.
No exemplo foi utilizado um capacitor, da subcategoria Generic, do tipo eletrolytic.
À direita da tela, observa-se um preview da imagem do capacitor e o PCB Preview que é como ele irá ser mostrado no Ares.
Depois de selecionados todos os componentes que devemos utilizar através da biblioteca (é importante escolher os componentes corretos para que a simulação do programa funcione corretamente), devemos selecionar eles na listagem e depois desenhá-los nos respectivos lugares da placa, fazendo as ligações corretas (sem deixar nenhuma linha ou fio sobrepor o outro).
Depois de finalizado o circuito com o Isis é possível testá-lo através do botão Play na parte inferior do programa.
Após testado o circuito devemos passar para o Ares, onde o circuito deverá ser remontado e imprimido.
Clicando no botão Ares na barra de ferramentas, os componentes utilizados para a confecção do circuito no Isis são transferidos automaticamente para o Ares, poupando trabalho.
Área
...