Manual de instruções Betoneira
Projeto de pesquisa: Manual de instruções Betoneira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Hnorat • 4/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.123 Palavras (5 Páginas) • 377 Visualizações
Manual de Operação
Betoneira Marajó 600
Índice
1. Descrição do Equipamento: .......... PG 03
2. Aplicabilidade: ............................... PG 03
3. Partes e Acessórios: ........... PG 03 a 07
4. Operação do Equipamento: .. PG 07 a 09
5. O Bom Operador: ........................... PG 09
1. DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO:
A Betoneira Marca Marajó, Modelo Marajó 600, possui 600 lts de Capacidade, Tambor Rotativo Reversível, Carregador de Agregados acionado por simples chave elétrica Reversora com vibrador de Descarga. Dois Motores Elétricos transmitem potência ao equipamento, 01 para o acionamento da Cuba e o Segundo para o acionamento do Carregador de Agregados.
2. APLICABILIDADE:
A Betoneira é Equipamento Utilizado para misturar agregados sólidos e líquidos. Na construção Civil é utilizada em larga escala para produção de Concreto. A mistura de Cimento, Areia, água e Seixo fino ou grosso é a base para um bom concreto. Esta Betoneira em questão além do tambor de mistura possui uma cuba onde os agregados são despejados e então descarregados no tambor de mistura, facilitando a produção da argamassa.
3. PARTES E ACESSÓRIOS:
3.1. Tambor de Mistura:
O Tambor de Mistura de Argamassa, recebe do carregador (Cuba) de agregados a quantidade previamente determinada para produção do concreto. O Acionamento da mesma é feito por chave elétrica que liga o sistema de transmissão de potência composto por Motor elétrico, correia, pinhão e cremalheira que circunda o tambor.
3.2. Carregador ou Cuba de Agregados:
O Carregador de agregados é acionado através de chave simples reversora que liga o motor elétrico. Através de Cabo de aço o carregador poderá percorrer ângulos de 0° a 90°.
Para o carregamento dos agregados, a cuba deverá estar na posição 0° (Encostada no chão), após o carregamento dos agregados a chave elétrica deverá ser acionada fazendo com que a Cuba saia da posição 0° para a posição 90°. O Operador deverá ficar atento para desligar a chave elétrica, evitando o choque da Cuba com o tambor de mistura.
O descarregamento é feito por gravidade, com ajuda de um vibrador instalado na lateral da Cuba.
3.3. Setor Basculante:
Composto basicamente, por Volante, pinhão e Engrenagem de Dentes retos e Trava para posicionamento do tambor de mistura.
3.4. Shassis:
A Betoneira Marajó 600, conta com um Shassis que suporta todos os agregados da Betoneira.
3.5. Chaves Elétricas Tambor e Cuba:
O Compartimento é composto de botoeira liga e desliga, chave elétrica para o tambor e chave elétrica reversora para a cuba de carregamento.
3.6. Motores Elétricos:
Na Betoneira Marajó 600, estão instalados 02 motores elétricos, 01 aciona o Tambor e o segundo aciona o carregador.
4. OPERAÇÃO DO EQUIPAMENTO:
A Betoneira Marajó 600 é de fácil operação, no entanto como se trata de um equipamento eletromecânico existem riscos inerentes à Operação, o que obriga que o Operador tenha experiência e seja treinado.
4.1.Informações Importantes: Do Fabricante.
4.1.1.Instalação da Máquina:
1. Instale a Máquina na Posição de Trabalho em piso nivelado e resistente;
2. Ligação dos Motores de acordo com as normas do fabricante do motor.
4.1.2.Ligação Elétrica dos Motores:
1. Deve ser feito por eletricista ou profissional do setor;
2. Deve Seguir As Orientações do Manual do fabricante do motor;
3. A chave reversora é para acionar o motor superior do carregador, a outra chave aciona a Cuba e o motor vibrador de descarga;
4. Antes de Colocar o Equipamento em Funcionamento, Verificar o Sentido do Giro do tambor indicado no Equipamento;
4.2. Operação da Máquina:
1. Verificar se a Máquina está devidamente limpa e lubrificada;
2. Confirme o Sentido de Rotação do Tambor que deverá ser anti-horário, caso não esteja correto, é só mudar os pólos do motor.
3. Coloque o Tambor na posição de Carregamento e trave;
4. Coloque água dentro do Tambor misturador;
5. Acione
...