Matemática Aplicada
Artigo: Matemática Aplicada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priscila_komeso • 5/9/2013 • 449 Palavras (2 Páginas) • 340 Visualizações
Passo 1: Nesse passo, faremos uma revisão, em um primeiro momento, sobre as Inequações do 2º grau e usaremos a seção 6, do Capitulo 0, do nosso Livro-texto. Para essa revisão, você deverá:
interpretar a resolução dos exemplos 1, 2 e 3, que se encontram entre as páginas 52 e 54;
resolver os exercícios propostos na página 54. Na página 55, você encontrará as respostas desses exercícios para verificar se sua resolução está correta. No CD que acompanha o livro, você encontra a resolução de alguns desses exercícios;
interpretar o exemplo de aplicação que está na página 55;
resolver os exercícios de aplicação propostos na página 56.
Em seguida, você terá de fazer os mesmos procedimentos anteriores, porém tendo como assunto as inequações do 1º grau. Para isso:
estude a seção 4, do Capitulo 0, de nosso Livro-texto;
interprete a resolução dos exemplos 1 e 2 que se encontram na página 42;
resolva os exercícios propostos na página 42, cujas respostas estão na página 43;
interprete o exemplo de aplicação apresentado na página 43;
resolva os exercicios de aplicação propostos na página 44.
Passo 2: Nesse passo, você será o professor! Para isso:
Crie dois problemas de aplicação que envolvam equações do 1º grau e dois que envolvam equações do 2º grau;
Em seguida, elabore a resolução de cada um desses problemas criados por você.
Esses quatro problemas deverão ser apresentados como se fossem exemplos resolvidos, seguindo o formato proposto pelo nosso Livro-texto.
Passo 3: Leia atentamente a conversa entre dois amigos apresentada a seguir.
Antônio, ao sair de uma aula que tratou sobre o estudo de sinais das funções de 2º grau, descreveu ao amigo uma conclusão a que chegou:
- Sabe, José, eu acho que quando estudamos os sinais das funções do 2º grau, fazemos o mesmo processo do que quando resolvemos as inequações do 2º grau. Quando resolvemos uma inequação do 2º grau, temos que igualar a expressão à zero para achar as raízes. A seguir, temos que verificar para quais valores de x ela fica maior ou menor que zero. Depois disso, vemos se o sinal de desigualdade é o “de maior“ ou “de menor” e damos a resposta.
- Mas função tem um “y” e inequações não, retrucou José.
Antônio pacientemente respondeu:
- Eu sei. O que eu estou falando é que os procedimentos para resolver ambos são praticamente os mesmos. E olha que isso vale também para a comparação desses procedimentos entre o estudo de sinais das funções do 1º grau e das inequações do 1º grau. Mas, vamos embora, senão, a gente perde o ônibus.
Com base nos estudos que você fez nos passos anteriores, analise a afirmação feita por Antônio e diga em que medida você concorda ou discorda dele.
...