Materiais de motor eletricos
Por: Luiz Gustavo Marques • 17/12/2015 • Trabalho acadêmico • 504 Palavras (3 Páginas) • 364 Visualizações
alimenta-se a parte fixa do motor (estator) com energia elétrica, criando-se ali um eletroimã cujo campo magnético vai variar. Esse campo criará uma força magnética na parte móvel do motor (rotor) que irá mover-se para tentar acompanhar a variação do campo magnético.
Michel Faraday desenvolveu o primeiro motor de disco em 1830 com um motor de corrente contínua
Motor de corrente contínua:
Possuem duas peças chaves, o rotor e o estator, e duas peças que proporcionam a operação correta do motor, o comutador e o par de escovas.
Os semicírculos formam o comutador, enquanto as estruturas em formato de paralelepípedo com base circular são as escovas.
O estator possui um enrolamento contínuo entre seus polos que quando energizado se torna um eletroímã.
O rotor move-se de modo que seu polo sul busque o polo norte do estator e vice versa.
Motor de corrente alternada:
Se baseiam no princípio do campo magnético girante, por isso são necessários vários enrolamentos de fios. A diferença do motor de corrente contínua é que, a única parte que recebe alimentação elétrica é o estator, enquanto o rotor não tem alimentação nenhuma
Motores síncronos: quando o eixo gira com uma velocidade igual a do campo
Motores assíncronos: quando o motor gira com velocidade menor que a do campo
Motor trifásico e monofásico
Como o próprio nome diz, o motor trifásico é composto por três fases, na qual as intencidades de corrente variam e as intensidades de campo magnético variam no mesmo tempo, ou seja, cada bobina muda de polo continuamente .
Estator
É a parte fixa do motor, é composta por três elementos: a carcaça que serve para a proteção e resfriamento do motor; núcleo magnético que é responsável por aumentar o fluxo magnético do campo causado pelas bobinas e com isso formar eletroímãs; enrolamento estatórico são bobinas de cobre enroladas ao redor dos dentes do estator, esses enrolamentos podem ser trifásicos ou monofásicos.
Rotor
É a parte móvel do motor, é composto basicamente por 4 elementos: o Eixo que é feito de aço, é sobre sua estrutura que é montado todo o resto do rotor; o Núcleo Magnetico o qual é formado semelhantemente no estator; as Barras Condutoras é percorrida por altas correntes e agem como espiras; Aneis de Curto Circuito que unem as barras condutoras e são feitas do mesmo material delas.
Caixa de ligação: local onde o motor é alimentado, por isso deve ser bem protegida contra agentes externos.
Tampa defletora: proteção do meio externo
Ventilador: responsável por resfriar o motor, puxa o ar para dentro do motor
*Capacitor: são usados em motores monofásicos, serve para auxiliar na partida do motor criando uma diferença de fase auxiliando no torque. Existem duas utilização de capacitores de partida, uso permanente ou uso instantâneo, uso permanente é quando o capacito é usado diretamente em conjunto com a bobina do motor sem o uso de uma chave centrífuga ou algum tipo de relé. já o uso do capacitor instantâneo, o mesmo é ligado em uma chave centrífuga ou um relé, após o motor atingir mais ou menos 75% da rotação nominal a chave ou o relé desliga o capacitor.
...