TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecanica dos solos

Por:   •  25/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 5

                                                     

  1. OBJETIVO

Conhecer as condições dos solos, suas características e propriedades para a identificação e classificação deles durante a investigação de um subsolo, é composto de analises de campos e ensaios laboratoriais, de acordo com o interesse do projeto.

  1. MATERIAIS

Os materiais utilizados foram: 3 (três) amostras de solo, espátula, proveta, pipeta com água ,placa de vidro esmerilhada, capsula de porcelana e destoador.

  1. MÉTODOS

 Esses métodos descritos logo abaixo são para trazer  maior segurança nas atitudes a serem tomadas numa obra, para isso então são realizados 7 (sete), sendo eles:

3.1 Visual e Táctil

Para a realização deste teste, é necessário sentir o solo com isso podemos fazer uma análise quando ao cheiro, cor e textura, nesse teste é possível determinar se a amostra contem um maior numero de areia, argila ou ainda silte.

  1. “Sujar as mãos”

       Faz-se uma mistura do solo na palma da mão e em seguida colocar em água corrente assim observa-se o resultado da seguinte maneira; A amostra de solo que tem a maior concentração de silte se limpa com um pouco mais de dificuldade, as amostras com maior concentração de argila se limpam com muita dificuldade, sendo necessário esfregar as mãos para a retirada de todo o solo e por fim a amostra que contém mais areia lava-se com maior facilidade.

  1. Plasticidade

      A plasticidade é a propriedade dos materiais de poderem sofrer grandes deformações sem ruptura.  O solo é mais plástico quanto mais trabalhável ele for, quando úmido. Primeiro é feito uma bolinha na mão utilizando o solo da amostra e testando a facilidade para se fazer essa massa esférica, em seguida com a placa de vidro se molda um “macarrão” para assim determinar sua plasticidade.

  1. Mobilidade da água intersticial

É o teste em que vemos a movimentação da água no solo e a quantidade de “rachaduras” que ele apresenta ao ser trabalhado, com o destoador moer o solo na capsula de porcelana e depois colocar na palma da mão e adicionar água com o auxilio da pipeta, após fazer isso com a mão um pouco fechada, misturar e bater no solo com os dedos e logo em seguida abrir a mão. Se o solo ficar brilhante é porque tem grande quantidade de areia na amostra, se abrir a mão e a amostra apresentarem pequenas rachaduras com água significa que o solo tem uma lenta absolvição de água e é um solo argiloso, e se o solo na palma da mão absorver de maneira lenta a água é um solo de silte.

  1. Desagregação do solo submerso

           Esse teste é baseado na facilidade ou rapidez que um torrão de solo se desfaz, em um recipiente com água é colocado à amostra, nesse caso uma bolinha do solo a ser examinado de modo que a bolinha ficar submersa. Os resultados dirão se a desagregação será rápida, média ou lenta, as amostras de silte tem uma desagregação média e os solos argilosos tem uma desagregação lenta enquanto as amostras arenosas tem uma desagregação rápida.

  1.  Resistência do solo seco

Esse é um teste simples com uma bolinha seca da amostra e usando apenas dois dedos deve-se apertar a amostra tentando quebra-la os resultados dirão se a resistência é grande, média ou baixa. A areia tem uma baixa resistência, o solo argiloso tem alta resistência e o silte apresenta uma média resistência.

  1. Dispersão em água

Com o auxilio de uma proveta com água é colocado a amostra moída, se mexe a amostra para o conteúdo fica espesso dentro da proveta, após se aguarda cerca de 1 (um) minuto e verificasse se a amostra ficou dispersa na água ou foi para o fundo da proveta. A argila demora muito para descer, enquanto o silte se dispersa na água porem desce com maior rapidez para o fundo, já a areia desce rápido para o fundo na proveta.

  1. RESULTADOS

Amostra 5: Textura de talco, macia, sujou a palma das mão porem ao passar a mão na agua corrente boa parte saiu facilmente; a bolinha foi facilmente moldada e ao fazer o macarrão ela acabou se rompendo após pouco tempo; absorveu rapidamente completamente a água no teste de mobilidade; no teste de resistência não se partiu e na dispersão em água boa parte da amostra ficou no fundo da proveta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com