TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial De Informática

Monografias: Memorial De Informática. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

Sínteses dos textos lidos para nota parcial na disciplina Informática do curso de Serviço Social turno noturno da Universidade Nilton Lins ministrado pelo professor Jefferson Gil da Rocha.

CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS (TEXTO 1)

Palavra chave – Ciências, Tecnologia e Sociedade.

O texto aborda que o avanço da tecnologia sempre se fez presente, como se fosse um processo evolutivo, desde a Revolução Industrial como os inventos que foram criados na Inglaterra, isso, aliado a época com muita mão-de-obra e capital.

Após a segunda metade do século XX o ritmo de crescimento não parou de evoluir e com isso contribuindo para as transformações sociais.

As tecnologias contribuíram para o pleno desenvolvimento e a Ciência vem andando lado a lado nesse processo de transformação.

Nesse contexto, contribuir dizendo que a fim de estabelecer um novo fundamento epistemológico para a ciência, vem sendo realizado tentativas de reconhecer a dimensão social da prática cientifica e da necessidade dos cientistas tomarem consciência dessa dimensão, de forma que se desenvolve uma “epistemologia crítica”, cujo objetivo fundamental seria “uma atitude reflexiva sobre os projetos de pesquisas cientificas, tendo em vista a descoberta, a análise e a critica das diferentes consequências ao homem e a natureza gerada pela tecnologia em curso” JAPIASSU (1981, p. 142)

Outro ponto relevante deste artigo revela que a tecnologia é fruto da aliança entre a ciência e a técnica e não pode ser vista aleia ao modo produção, conforme o pensamento do filosofo Karl Marx. Autores como Miranoa (2002 p. 51) e Bastos (1998 p. 130) possuem posições favoráveis a esse respeito.

A tecnologia tem um papel primordial na sociedade atual, a população dos países do mundo principalmente dos países capitalistas estão dependentes dela, e cada vez mais essas tecnologias crescem e se modernizam, são novas associações, novos aparelhos, novos modelos técnico-científicos, que são necessários, pois essas tecnologias andam no mesmo passo da sociedade.

NOVAS TECNOLOGIAS E PRODUÇÃO CIENTIFICAS (TEXTO 2)

Palavra Chave – Internet e Produção Cientifica.

Esse artigo coloca a principio a diferença do que é cientifico e do que não é científico na internet, como separar a o lixo cibernético de uma produção cientifica. Esse pensamento de autores como Price (1976) vem a clarear o verdadeiro sentido dessa tecnologia.

Miranda e Simeão (2002) fazem critica a respeito das novas tecnologias e produção científica dada à inconsistência, instantaneidade e efemeridade das informações, a complexidade de armazenamento e a dificuldade de controle bibliográfico.

O autor Price (91976) vê facilidades oferecidas pelo espaço cibernético, a autoria múltipla a tendência da crescente especialização da evolução cientifica e tecnológica, dentre outras observações.

Ainda sobre a internet existe uma critica muito comum que diz respeito a invasão da privacidade do individuo e de empresas além de organismos de governo.

Recente a Petrobras e a presidenta Dilma foram alvo dessa falta de privacidade por parte da CIA norte-americana.

PLATAFORMA LATTES (TEXTOS 4, 5 E 6)

Palavra chave – Sistema Lattes.

A plataforma lattes e referencia em armazenamento de dados, cruzamento de informações e já é imprescindível para quem desenvolve projetos das principais agências fomentos e das áreas de pesquisas e docência em instituições de ciência e tecnologia.

O pesquisador utiliza a Plataforma Lattes nas consultas para a produção docente. O avanço desse sistema chegou até na elaboração de currículo, usando-se o currículo lattes ao invés do vitae.

Já aborda João Bertonha, o Lattes é como um ídolo, que exige ser alimentado todo dia.

O Lattes é um dos elementos chaves para a seleção, bolsas, pesquisas etc.

O Lattes é a novidade acadêmica é a vitrine que faz aflorar e se fazer conhecer entre a intelectualidade acadêmica.

Sistemas como o Lattes representam um avanço no sentido de Tornar públicas as informações permitir questionamento de decisão o Lattes não é um retrocesso.

O currículo Lattes ou Plataforma Lattes é um recurso que o CNPQ oferece aos acadêmicos de todos os níveis de ensino, no formato de um currículo.

Pode-se concluir que o currículo Lattes é de fato um referencial na vida acadêmica do pós-graduado, o Lattes deve ser constantemente atualizado para que ocorra a socialização e intercâmbio de informações entre acadêmicos e pesquisadores.

Finalizando o Lattes é um currículo profissional.

PLÁGIO (TEXTOS 8, 9 E 10)

Palavra Chave – Direitos autorias e Plágio.

Os textos lidos tratam-se de inúmeras leis aprovadas pelo Congresso Nacional e devidamente sancionada pela Presidência da Republica, sobre direitos autorais. São leis polêmicas, que ao mesmo tempo beneficiam os autores e suas obras, com as regulamentações, como também confere a outros o direito de explorar direitos autorais como reprodução, com a autorização ou não do artista ou intelectual.

Partiu-se da premissa que, não pode haver censura alguma a respeito dessas publicações.

Fica claro que os diretos autorais não só foram preservados, como forma aprimorados no que se refere a arrecadação. A questão do plágio é crime por se apoderar de ideias do verdadeiro autor, ou pode simplesmente ser objeto de pesquisa, quando feito por muitos autores.

O plagio quando detectado, vai a apreciação do Superior Tribunal de Justiça, para ver se existe o referido ou não. Em caso positivo as penalidades geralmente se dão na forma de indenização.

No meio acadêmico, também ocorre plágios. Muitas publicações são usadas com referencial didático alheio, ou simplesmente ver se é uma cópia unilateral idêntica ou se é uma obra fictícia ou ainda se trata-se de um grande trabalho de pesquisa, nesse ultimo caso as ideias copiladas para uma nova obra num universo maior, não seria plágio.

Plágio não é somente a cópia fiel e não autorizada da obra de outras pessoa seja ela artística, literária ou científica. É também e mais comumente, a cópia “ da essência criadora sob vista ou forma diferente (Jor p. 65) isto é a aprporpiação indevida da produção de outrem mascarada por um modo distinto de escrever ou pela versão outro idioma.

RESUMO DO FILME O INICIO DO FIM

O filme “O Início do Fim”, produzido por Tony Garnett, e dirigido por Roland Joffe. Acontece no deserto do Novo México, um grupo de cientista esta construindo a bomba atômica, o projeto Manhattan.

No período da Segunda Guerra Mundial. Quem comanda é o General Leslie criador de duas armas gordo e garoto.

Robert Oppheimer é o cientista principal, que vive um amor complicado. No inicio do filme o General desconfia dele ao ligar para Jean sua amada pelo fato dela ser uma comunista. Porém mais tarde conquista a confiança do general demonstrando tanta vontade em criar a bomba.

No decorrer da trama é possível notar falhas ao testar aquilo que tornaria os Estados Unidos o mais temido país, quanto à indústria bélica. Por exemplo o personagem Michael após receber uma grande quantidade de radiação acaba ficando com grandes sequelas.

Com tudo a criação dessa tecnologia foi possível tanto para os EUA como para tantos outros países que hoje apresentam a mesma forma de se defender através das ameaças.

O avanço dessa tecnologia acabou por tornar esses países poderosos e temidos atualmente com isso haverá reflexos sociais na vida dos cidadãos desses países.

No momento nos vemos o que criaria o Mundo atual a possibilidade de uma guerra “comum” hoje é nula, pois como disse o próprio Albert Einstein disse: “sobre a Terceira Guerra Mundial nada sei, mais sobre a quarta será feita de paus e pedras”.

Diante dos fatos acima apresentados uma guerra nesse momento histórico significaria um fim para a humanidade o que leva aos países donos desse poder também procurar manter uma paz para evitar tal catástrofe.

...

Baixar como  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »