Memorial Descritivo
Por: GustavoHMartins • 13/1/2016 • Projeto de pesquisa • 1.728 Palavras (7 Páginas) • 981 Visualizações
MEMORIAL DESCRITIVO
Obra: CONSTRUÇÃO GINÁSIO POLIESPORTIVO.
Proprietário: Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões, Pessoa Jurídica de Poder Público, inscrito no
Localização: A obra situa-se na Avenida Antunes Ribas, em frente à Praça Guarani, Município de São Miguel das Missões – RS.
Características: A obra em questão destina-se a construção de um ginásio de esportes, multiuso, com arquibancadas, sendo construído no lote conforme abaixo:
[pic 1]
Descrição da obra: O ginásio constará com arquibancada para aproximadamente 1200 pessoas, lancheria 28,07m²; sala de imprensa 17,88m²; bilheteria 13,82m²; administração 13,82m²; sala de reunião 12,75m²; depósito 17,38m²; banheiros feminino 25,37m²; banheiros masculino 33,02m²; vestiários 43,77m²; camarins 8,77m²; área do palco 77,43m²; quadra de esportes 700,00m²; totalizando uma área total de 2.000,00m²,
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
INFORMAÇÕES PRELIMINARES:
O presente memorial descritivo tem por objetivo estabelecer as normas que regerão à construção do ginásio poliesportivo e discriminar os materiais e a mão-de-obra que deverão ser empregados na mesma. Sempre que houver dúvidas ou eventual falta de informação no projeto ou memorial, deverá ser consultado o engenheiro responsável pelo projeto ou a fiscalização da obra, para que assim possam ser evitados defeitos de construção.
PROJETO:
O projeto prevê a construção de 1 ginásio esportivo multiuso em alvenaria construído no lote com área de 2.000,00m², executado de acordo com projeto arquitetônico que este complementa. A construção deverá obedecer fielmente ao projeto anexo e às especificações deste memorial. Os materiais deverão ser de boa qualidade e mão-de-obra entregue a pessoal competente e habilitado.
O projeto é composto pelas seguintes pranchas:
PROJETO ARQUITETÔNICO:
P01 – Planta de Situação de Localização
P02 – Planta Baixa Projeto Arquitetônico
P03 – Cortes
P04 – Fachadas
PROJETO ELÉTRICO:
P05 – Planta Projeto Elétrico
P06 – Quadro de Cargas e Definições
PROJETO HIDROSSANITÁRIO:
P07 – Planta Projeto Hidrossanitário
P08 – Planta Barrilete
P09 – Estereogramas
PROJETO ESTRUTUTAL:
P01 – Locação Sapatas
P02 e P03 – Sapatas
P04 – Planta de Formas Vigas Nível 000
P05 e P06 – Vigas Baldrames
P07 – Planta de Formas das Vigas Intermediárias
P08 e P09 – Vigas Intermediárias
P10– Planta de Formas Viga Nível 700
P11 e P12 – Vigas Nível 700
P13, P14 e P15 – Pilares
P16 e P17 – Estrutura Metálica
Limpeza do terreno: Efetuar limpeza preliminar do terreno, a fim de permitir a locação da obra e trabalhos de cortes, aterros e abertura de valas para as fundações.
INFRAESTRUTURA
Escavação do Solo: Para as fundações dos pilares será feita escavação das sapatas manualmente de tamanhos variáveis conforme projeto estrutural P02 e P03, com 1,5m de profundidade. As valas para as vigas baldrame deverão ser aprofundadas até encontrar solo com resistência adequada, e com largura média de 0,40m e após será executado o alicerce de pedra de mão (espessura 40cm) até o nível inferior das vigas de baldrame. O nivelamento do alicerce se necessário for será executado com tijolos maciços, com largura de 22 cm até a parte inferior da viga de fundação e serão assentados com argamassa de cimento, areia e substituto da cal alvenarite ou similar (1:6).
Fundações: As fundações dos pilares serão em sapata de concreto armado de modo a suportar os momentos e as cargas da cobertura e das alvenarias.
As vigas de baldrame serão em concreto armado ou pré-moldado medindo 20x40cm, executadas onde não houver especificações de sapatas no projeto estrutural, como exemplos, banheiros e palco. Antes do assentamento das alvenarias, deverá ser efetuado uma impermeabilização com hidro asfalto ou similar na viga e suas laterais.
SUPRAESTRUTURA
Formas: As formas deverão garantir a geometria final das peças estruturais, serem bem travadas e escoradas, sem se desformarem, podendo ser empregado desmoldantes. Deverão ser limpadas e molhadas antes da concretagem. A retirada deverá ser cuidadosa, após o período necessário para se atingir a resistência e módulo de elasticidade necessário. A execução dos elementos estruturais deverão satisfazer as normas de concreto armado. As armaduras terão o cobrimento mínimo estipulado pela ABNT, nunca inferior a 3cm e, ficarão afastados por meio de afastadores. As interrupções de concretagem devem ser preestabelecidas para que não prejudique o aspecto arquitetônico.
Armaduras: As armaduras a serem utilizadas não poderão apresentar indícios de corrosão e nem deverão ser armazenadas ao relento. É obrigatório o uso de espaçadores entre forma e armação para garantir um perfeito cobrimento.
Pilares: Os pilares serão em concreto armado ou pré-moldado pra resistir as cargas das alvenarias e cobertura, com tamanhos especificados no projeto estrutural P13, P14 e P15.
Paredes: As paredes serão do tipo alvenaria de tijolo cerâmico 6 furos deitados. Deve ser assentadas com maior precisão possível, de forma que fiquem alinhados e no prumo, a argamassa de assentamento deve ser de boa qualidade, traço 1:2:8 (cimento, cal e areia), com juntas de assentamento verticais e horizontais de no máximo de 20mm de espessura.
...