Memorial Descritivo Piscina Semi Olímpica
Por: Iudemar Queiroz • 4/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.844 Palavras (12 Páginas) • 1.003 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
IUDEMAR QUEIROZ DE ARAUJO
UDSON
RAVI RUFINO
REGINALDO BEZERRA FALCÃO FILHO
REINALDO
MEMORIAL DESCRITIVO PARA CONSTRUÇÃO DA PISCINA NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA – IESP PB
João Pessoa
2018
IUDEMAR QUEIROZ DE ARAUJO
UDSON
RAVI RUFINO
REGINALDO BEZERRA FALCAO FILHO
REINALDO
MEMORIAL DESCRITIVO PARA CONSTRUÇÃO DA PISCINA NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA – IESP PB
Memorial apresentado ao Instituto de Ensino Superior da Paraíba como critério de avaliação para a disciplina Projeto Integrador II. Ministrado pelo Professor Williams da Silva Guimarães de Lima
João Pessoa
2018
- APRESENTAÇÃO
Este projeto visa a construção de uma piscina semiolímpica nas dependências
Instituição de Ensino superior da Paraíba – IESP, buscando melhorias para os alunos, para ser utilizada em competições entre as turmas, em aulas de educação física e afins, além de proporcionar momentos de lazer em datas comemorativas. Será executada por técnicos credenciados para o acompanhamento da obra. A fiscalização terá amplos poderes para recusar os serviços e materiais que não estejam de acordo com as normas e especificações pertinentes. A Empreiteira deverá manter a fiscalização informada do andamento e das dificuldades, como também de outras situações relativas à obra. A Empreiteira é obrigada a manter constantemente na obra, o “Diário de Obra”, no qual a fiscalização ou o encarregado dos serviços anotará toda e quaisquer alterações ou ocorrências.
A obra será obrigatoriamente dirigida por engenheiro, podendo a pedido da fiscalização, permanecer em tempo integral no canteiro de obras. Pelo engenheiro deverão ser feitas todas as comunicações entre a fiscalização e operários. Será obrigatoriamente, necessário a presença no canteiro de obras de um mestre de obras ou encarregado geral com experiência comprovada, bem como profissionais para outras funções, tais como: encarregados setoriais, vigilância, serviços de escritório, apontador, almoxarife e outros que se fizerem necessários. Poderá a fiscalização a seu critério exigir a substituição de qualquer profissional que não esteja se portando de acordo com a posição que ocupa. A área de construção deverá ser isolada com tapume, uma vez que a faculdade está em atividade diária, podendo os frequentadores adentrarem no canteiro sem permissão, podendo ocorrer acidentes. A Empreiteira não poderá em hipótese alguma subcontratar os serviços na qual forma contratada.
O beneficio que a obra trás para a faculdade será no âmbito educacional, visando garantir melhores condições para os estudantes com aulas práticas, complementando assim o grau de conhecimento dos alunos da faculdade.
2. DESCRIÇÃO E ESCOPO DO PROJETO
O documento que está sendo apresentado tem como objetivo descrever as etapas construtivas relativo a construção da piscina semiolímpica, segundo EDIR BARRETO (Diretor Indsutrial – Grupo Ebenge, Engenharia Civil RJ) “piscina semiolímpica”, também chamada de “piscina curta”, é o tipo de piscina utilizada para a prática desportiva de natação e tem um comprimento de 25 metros de comprimento (metade da piscina olímpica) por 20 de largura. Possui o tamanho mínimo requerido para as competições olímpicas e Campeonatos do Mundo.
As regras de funcionamento e parametrização das piscinas semi-olímpicas definidas pela FINA (Federação Internacional de Natação) são as mesmas das piscinas olímpicas, para as competições acima referidas, sendo área total envolvendo (vestiários e arquibancadas) de 2080,00m², localizado no endereço, BR 230 Estrada de Cabedelo, km 14, Cabedelo – PB, na Instituição de Ensino Superior da Paraíba – IESP.
Todas as informações relativas aos serviços, tipos de materiais, execução, Normas e gerenciamento da obra de implantação da referida edificação, estão detalhadas a seguir.
3. OBJETIVOS
- GERAL
- Proporcionar aos futuros profissionais de Educação Física, ensino, pesquisa e extensão além de recursos para atuarem na área de natação de maneira consciente, coerente e eficaz, através da abordagem do conteúdo teórico e vivências práticas da modalidade em questão.
- ESPECIFICOS
- Propiciar a prática da Natação e da Hidroginástica pela comunidade universitária e geral;
- Possibilitar aos acadêmicos interessados nessa área, o aprendizado da prática docente;
- Proporcionar aos alunos da graduação um espaço de pesquisa e extensão.
- Apresentar e incentivar a pesquisa científica nas práticas aquáticas.
4. DESCRIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE
Alinhamento – consistirá em fixar a obra no terreno de acordo com plantas de locação de pilares. A locação deverá ser global. Deverão ser executadas guias de locação construídas de tábuas e sarrafos nivelados, solidamente pregados, as estacas fincadas no terreno, totalmente travadas, para que não haja distorção ou deslocamento. A marcação deverá ser clara não admitindo interpretações dúbias e permitindo fácil controle.
TAPUME EM CHAPAS DE MADEIRA
Deverão ser instalados tapumes antes de todos os serviços a serem executados, na construção, estruturados em madeira, com mínimo de 2,00m 3 de altura, fechamento em chapas de madeira compensada resinada (6mm).
Estes deverão permanecer em perfeitas condições durante toda a execução da obra, ficando a manutenção a cargo do construtor. A locação dos tapumes deverá ser objeto de reunião com a fiscalização antes da instalação. Todos os cuidados e medidas preventivas deverão ser tomados no sentido de evitar acidentes. Com os tapumes inclui‐se fitas de isolamento. O trânsito de operários deverá ser restrito às áreas em obras.
...