Memorial Descritivo Residência Unifamiliar
Por: Monterei • 8/6/2021 • Resenha • 805 Palavras (4 Páginas) • 214 Visualizações
[pic 1]
MEMORIAL DESCRITIVO
TANQUE SÉPTICO/SUMIDOURO
MCN CONSTRUÇÕES LTDA
RESIDÊNCIA UNIFAMILIAR
FORTALEZA-CE
JULHO/2016
- CONSIDERAÇÕES GERAIS
Propõe-se a presente memória descrever e justificar os cálculos das instalações a fim de coletar e tratar dos despejos domésticos dando um destino final com condições higiênicas, de segurança sanitária, de conforto aos habitantes de casas geminadas, situadas na Rua Ana Brito, bairro Araturi, Fortaleza-Ceará.
2. SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Na falta de esgoto público no local, o tratamento usado será com tanque séptico cilíndrico totalmente impermeabilizado e sumidouro cilíndrico de anéis de concreto pré-moldados com drenos em suas laterais e fundo.
2.1 TANQUE SÉPTICO
Unidade de tratamento primário de esgotos domésticos, de sedimentação e digestão, de fluxo horizontal e funcionamento contínuo que detém os despejos por um período que permita a decantação dos sólidos e a retenção do material graxo, transformando-os em compostos estáveis.
A finalidade do tanque séptico é proporcionar condições favoráveis à ação rápida das bactérias aeróbias e principalmente as anaeróbias, e quando o mesmo realizar a transformação da matéria cloacal do efluente, em sedimentos ou lamas imputrescíveis e inócuas, permitindo, assim, que o efluente possa, sem riscos de contaminação e o inconveniente do mau odor, ser lançado em valas de infiltração, no nosso caso específico.
A laje de fundo deve ser executada antes da construção das paredes. Antes de entrar em funcionamento o tanque séptico deve ser submetido ao ensaio de estanqueidade, realizado após ele ter sido saturado por no mínimo de 24 horas. O lodo e a escuma acumulados no tanque devem ser removidos a intervalos equivalentes a 2 anos. Quando da remoção do lodo digerido, aproximadamente 10% de seu volume devem ser deixados no interior do tanque.
- SUMIDOURO
Unidade de depuração e de disposição final do efluente de tanque séptico verticalizado e a facilitar a infiltração subterrânea. Não permitir plantio de árvore próximo ao sumidouro, para não danificar as paredes do mesmo, devido às raízes das plantas. A altura útil do sumidouro deve manter uma distância vertical mínima de 1,50m (um metro e cinquenta) entre o fundo do poço e o nível máximo aquífero.
As lajes de cobertura dos sumidouros devem ficar ao nível do terreno, serem de concreto armado e dotadas de abertura de inspeção com tampão de fechamento hermético, cuja menor dimensão em seção seja de 0.60m.
[pic 2]
[pic 3]
- Distância máxima na horizontal entre furos é de 0,20m
b) Diâmetro dos furos é de 0,02m
5. REDE COLETORA
A rede coletora será executada em p.v.c., no diâmetro de Ø100mm, com declividade mencionada em projeto. Os despejos líquidos serão lançados em sumidouro, conforme projeto.
6. DECLIVIDADE
A declividade será a menor possível, evitando grande profundidade da rede, no entanto, as condições mínimas de funcionamento têm que ser resguardadas, conforme projeto.
...