Memorial descritivo hidrosanitario
Por: nilsonnilson52 • 19/2/2016 • Trabalho acadêmico • 972 Palavras (4 Páginas) • 452 Visualizações
MEMORIAL DESCRITIVO HIDROSANITÁRIO
INTRODUÇÃO:
O presente memorial visa especificar as matérias primas a serem utilizados na execução hidrossánitario deste projeto, bem como a técnica empregada nas aplicações dos mesmos.
A elaboração deste projeto foi realizada com base nas normas técnicas abaixo relacionadas, elaboradas e divulgada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, legislação do município de São Leopoldo e especificações do Serviço Municipal de Água e Esgotos – SEMAE.
NBR 8160 – Sistemas prediais de esgoto sanitário
NBR 5626 – Instalação Predial de água fria
NBR 7229 – Projeto Construção e operação de tanques sépticos
NBR13969- Tanques Sépticos – Unidade de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto, construção e operação.
Lei Municipal nº4028 de 28 de dezembro de 1984.
ESGOTO SANITÁRIO
As instalações prediais de esgoto sanitários deverão ser executadas conforme o projeto obedecendo às determinações da ABNT, segundo a Norma Brasileira Nb19/83, registrada no IMETRO sob nºNBR8160/1983, que fixa as condições técnicas exigíveis para o projeto e a execução das referidas instalações As águas residuais deverá ser conduzido nas suas referidas tubulações até a sua estação de tratamento fossa séptica e filtro anaeróbico. Será feito todos os testes para a verificação do perfeito funcionamento de toda a instalação.
FILTRO ANAERÓBICO
Será utilizado filtro anaeróbico antes da ligação do esgoto a rede pluvial, para diminuir ainda mais a matéria orgânica no esgoto. O filtro terá capacidade conforme especificado no projeto e memória de calculo em anexo. O sistema local de tratamento compõe-se de um filtro anaeróbico conectado ajusante do tanque séptico. Será em concreto armado pré-moldado, de modo a não permite a infiltração de águas externa a zona reatora do filtro a vice-versa. Após a passagem pelo filtro, à água vai à rede pluvial publica.
TANQUE SEPTICO
O tanque séptico utilizado será em concreto armado pré-moldado com suas dimensões especificadas em projeto e memória de calculo em anexo.
O tanque séptico e receptivos tampões devem ser resistentes a solicitações de carga horizontal e vertical em dimensões suficientes garantir a especialidade em face de sobrecargas aplicadas no dimensionamento das edificações, pressões horizontais de terra e carga hidráulica devida à sobre elevação de lençol freático.
Antes de tanque entrar em funcionamento será submetido ao ensaio de estanquiedade, realizado após ele ter sido saturado por no mínimo 24 horas.
A estanquiedade será medida pela variação do nível de água, após preenchimento, ate altura da geratriz inferior do tubo de saída, decorrida 12 horas. Se a variação for superior a 3% da altura útil, a estanquiedade é insuficiente e procede-se a correção de trincas, fissuras e ou juntas. Após realizar-se novo ensaio, caso persista o problema a peça devera ser trocada, ate conseguir-se uma que esteja nos padrões.
O iodo e a escuma acumulados no tanque deverá ser removido em intervalos equivalentes ao período de limpeza do projeto, conforme tabela n°03 da NBR7929 (um ano), O tampão de fechamento do tanque deve ser diretamente acessível para a manutenção.
REDE DE DRENAGEM PLUVIAL
Será realizado executado de acordo com o projeto e o seu escoamento será realizado de forma a realizar o mais curto trajeto e no menor tempo possível. O sistema de esgotamento de água pluvial será completamente separado de esgoto sanitário, evitando-se com isso a penetração dos gases dos esgotos primários no interior da habitação.
CAIXAS DE INSPEÇÃO
As caixas de inspeção e areia devem ter tampas visíveis que possibilitem a inspeção e limpeza, sendo feitas de tijolos maciços revestidos internamente com argamassa de Ci: Ar no traço de 1:3, com tampa tipo grelha nas colonas de descida e de concreto nas demais.
...