Memorial descritivo para reservatórios
Por: elder scomparim • 13/9/2016 • Projeto de pesquisa • 3.549 Palavras (15 Páginas) • 609 Visualizações
ANEXO A - RESERVATÓRIO METÁLICO
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS EXIGÍVEIS
1. REFERENCIAS TÉCNICAS
Devido à inexistência de Normas Brasileiras para tanques de Aço Carbono destinados à reservação de água, foram consultadas e adotadas como referência as Normas:
Da ABNT:
NBR - 7821/78 - Tanques soldados para armazenamento de petróleo e derivados;
PNB - 593 - Elaboração de projetos de reservatórios de distribuição de água para abastecimento público;
PMB - Ensaios de tração;
Petrobras N 13/90 - Procedimento Aplicação de Tinta;
MB - 5 - Ensaios de dobramento;
MB - 25 - Ensaios de revestimento de zinco em produtos de aço;
EB - 79 - Eletrodos para soldagem ao arco elétrico.
Da AWWA:
ANSI/AWWA D-100/96 referente a “Welted Steel Tanks of Water Storage”
ANSI/AWWA D-102/03 referente a “Coating Steel Water Storage Tanks”
NFPA 22 - Gravity and Suction Tank.
2. COMPONENTES DO RESERVATÓRIO
2.1. MATERIAL CONSTITUINTE
O reservatório deverá ser executado em chapas de aço carbono patinável, qualidade USI - SAC - 300 (qualidade anticorrosivo), acompanhada dos respectivos certificados de qualidade da usina. A espessura das chapas será dimensionada de forma que a estrutura garanta a integridade de todos os esforços a que serão submetidos, com as seguintes espessuras mínimas:
- Costado: 4,75 mm;
- Fundo: 6,35 mm;
- Teto: 4,75 mm.
2.2. ABERTURAS DE INSPEÇÃO
O reservatório deverá ser provido de pelo menos duas aberturas para inspeção interna, situadas uma no teto e outra no costado com um diâmetro mínimo de 60 cm.
A abertura localizada no teto deverá ser dotada de tampa inteiriça com articulação e fixada por parafusos e porcas, tendo dispositivos de travamento com chave ou cadeado, que deverá ter a forma tal que impeça a entrada de água através de suas juntas. As bordas da abertura para a inspeção deverão se situar, pelo menos, a 5 cm acima da superfície de cobertura do reservatório.
A inspeção no costado deverá ser do tipo cilíndrica com volante e área livre mínima de 0,60 x 0,60 m. O centro da abertura deverá situar-se a 1,00 m do fundo do reservatório.
2.3. ESCADA DE ACESSO
O reservatório deverá ser provido de escada interna fixa tipo marinheiro, e escada externa fixa tipo marinheiro com guarda-corpo e corrimão de acesso, desde o teto do reservatório até a altura de 2,50 m acima do solo, devendo ser construídos em aço com qualidade ASTM 570 GRAU 36” (qualidade estrutural), com as seguintes bitolas mínimas: em ferro chato 1/4” x 1 1/2” e degraus redondos de 1/2” e o guarda-corpo deverá ser construído em ferro chato 3/16” x 1” e cantoneira de 1/8” x 3/4”.
Ao longo do teto do reservatório deverá ser construída grade de proteção com altura de 1,00 m.
2.4. PLACA DE IDENTIFICAÇÃO
A placa de identificação deverá ser fixada no costado do reservatório, adjacente à abertura de inspeção inferior. A placa deverá ser fixada por soldagem contínua em toda a volta da placa e deverá ser laminada ou fundida em metal não sujeito à corrosão atmosférica.
A placa de identificação deverá ser confeccionada conforme a NBR 7821/83.
2.5 REVESTIMENTO
Após a execução dos testes e inspeções, bem como dos eventuais reparos, e com a aceitação dos mesmos pela inspeção do SAMAE, poderão ser iniciados os trabalhos dos revestimentos interno e externo.
No caso da montagem no campo em etapas, com as peças já jateadas e com primer aplicado, os mesmos procedimentos de preparo da superfície e pintura descritos a seguir, deverão ser adotados para os cordões de solda.
2.5.1 TRATAMENTO SUPERFICIAL: interna e externamente deverá ser aplicado jato abrasivo ao metal branco e quase branco, conforme padrão “Sa 3” e “Sa 2 1/2” (Norma SIS 05 5900/67), respectivamente. Após a montagem do reservatório (soldas do costado/fundo) deverá ser aplicado internamente jato abrasivo ao metal branco “Sa 3”, externamente jato abrasivo quase branco “Sa 2 1/2”.
2.5.2 REVESTIMENTO INTERNO
Revestimento interno aprovado por laboratório oficial para água potável e de acordo com exigências da Portaria em vigor da ANVS - Agência Nacional da Vigilância Sanitária, para contato direto com água potável.
O revestimento anticorrosivo interno do reservatório deverá ser à base de epóxi poliamida, que não comprometa a qualidade da água, devendo ser anexado à proposta, o atestado de não toxidade da tinta a ser utilizada.
O preparo da superfície deverá ser pelo sistema de jateamento ao metal branco, padrão As 3, Norma SIS. O primer (revestimento de fundo) deverá ser aplicado em uma demão, sendo que a espessura mínima final do filme será 30 micrometros.
Acabamento com duas demãos de 140 micrometros epóxi poliamida alta espessura conforme Norma NBR 7831, com mais de 58 % de sólidos por volume.
2.5.3 REVESTIMENTO EXTERNO
O preparo da superfície deverá ser pelo sistema jateamento ao metal quase branco, padrão SP 2. ½ Norma SIS.
Consistirá na aplicação de 01 (uma) demão com espessura de 100 (cem) micrômetros de primer epoxi bicomponente e acabamento com 02 (duas) demãos de 40 micrômetros de poliuretano alifático, nas cores branco e laranja, perfazendo um total de 180 (cento e oitenta) micrômetros de filme seco.
...