Memória De Acesso Aleatório
Dissertações: Memória De Acesso Aleatório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: djeison • 12/10/2013 • 688 Palavras (3 Páginas) • 359 Visualizações
Introdução
Memória é um componente essencial para o funcionamento de um computador, hoje podemos encontrar vários níveis de memoria em nossos computadores. Isso permite lidar com fatores como, o alto custo de memorias de alta velocidade.
Nessa estrutura de níveis podemos encontrar os registradores, memorias muito rápidas, porem com alto custo, por isso é muito pequena. Em seguida temos as memorias cache, ela existe para sanar o problema de desequilíbrio entre registradores e a memoria principal que tem diferenças enormes de capacidade e velocidade, por isso não são tão grandes. Todas essas memórias apresentadas até agora são voláteis, ou seja, são muito rápidas e todos os dados contidos nela são perdidos quando o computador é desligado. A memoria principal, por sua vez, basicamente tem a função de armazenar os programas e dados a serem executados. A memoria secundaria tem a capacidade de guardar as informações por grandes períodos, por exemplo, o HD e unidades de armazenamento USB. Por terem um baixo custo, tem grande capacidade, mas, sua velocidade, é baixa, é chamada de não volátil.
Tipos e características de memórias de acesso aleatório
Memórias de acesso aleatória (Ramdom Access Memory - RAM) é um termo que engloba todas as memórias que podem ser lidas e escritas, mas o nome é suspeito, por que mesmo as memórias ROM possibilitam o acesso aleatório (Ramdom Access).
As memorias RAMs, isso se considerarmos memórias que podem ser lidas e escritas, podem ser divididas em 2 categorias, as RAMs Dinamicas (DRAM) e as RAMs estáticas (SRAM).
Static RAM – SRAM
As SRAMs são usadas principalmente, por serem rápidas, nas memoria a cache L1, que ficam dentro do processador e também na memória cache L2 (Podem estar fora ou dentro do processador). Elas consomem bastante energia e aquecem mais se comparado as DRAM. Todos os dados são perdidos.
Dynamic RAM –DRAM
As DRAM podem funcionam com células, formadas por um capacitor que pode ser carregado para representar valores binários, nesse caso os capacitores devem ser constantemente recarregados, pois tendem a perder o potencial elétrico, por isso são bem mais complexos, mas por terem apenas um capacitor e um transistor por bit, são mais baratas que a SRAM. Alguns exemplos são a memoria DIMM, DDR SDRAM, DDR2 SDRAM, DDR3 SDRAM.
Dual Inline Memory Module (DIMM)
As memórias DIMM estão divididas em SDR SDRAM (Com 168 vias, popularmente DIMM) e DDR SDRAM (COM 184 vias, popularmente DDR).
Double Data Rate (DDRx SDRAM)
SDRAM significa memória de acesso aleatório dinâmica síncrona de dupla taxa de transferência que juntamente com o DDR, uma técnica de transferência de dois dados por pulso de clock, são capazes de melhor muito o desempenho, em relação a antiga tecnologia. No DDR2, o numero representa, as melhorias ocorridas no novo padrão, o mesmo vale para DDR3, que consegue alcançar o dobro da velocidade de uma memória DDR2.
Cenário atual e o futuro das memorias
Hoje
...