Micro E Macro Economia
Pesquisas Acadêmicas: Micro E Macro Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DouglasLeite • 14/5/2014 • 351 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA – INFLAÇÃO
É um processo no qual o nível de preços esta subindo e o dinheiro esta perdendo o valor.
Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, ultimamente tem se falado muito no conflito da Síria e dos Estados Unidos da America. Através disso tem se observado a inflação da Síria, que por sinal esta em 68,03%, aumentou drasticamente em apenas um ano. O relatório atribui a aceleração da inflação à alta dos preços dos produtos de primeira necessidade como pão, leite, cereais, carne e óleo. O ministério da Indústria estima que as perdas do setor industrial público desde o início do conflito e agosto passado se elevam a 500 milhões de dólares.
2.1.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA – TAXA DE JUROS
Pode ser definida como a relação entre os juros pagos (ou recebidos) no final do período e o capital inicialmente tomado (ou aplicado). Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, O Comitê de Política Monetária aumentou a taxa básica de juros da economia pela quarta vez consecutiva. Houve aumento no rendimento da Caderneta de Poupança. A alta de 0,5 ponto percentual elevou a taxa Selic para 9% ao ano. Em nota, veio a mesma explicação das duas reuniões passadas: a alta de juros contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar essa tendência para o próximo ano.
2.1.2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA – TAXA DE CÂMBIO
É o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, O Banco Nacional da Suíça (SNB, em inglês) reiterou a promessa de intervir nos mercados cambiais para evitar que a moeda local ultrapasse a cotação de 1,20 franco suíço por euro, e alertou sobre o lento crescimento econômico do país. O SNB também manteve o intervalo da meta para a Libor em franco-suíço de três meses inalterada de zero a 0,25%. "Uma valorização do franco suíço comprometerá a estabilidade dos preços e terá sérias consequências para a economia suíça", afirmou Thomas Jordan, presidente do SNB.
...