Microcontroladores
Resenha: Microcontroladores. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: markinhosapg • 31/3/2014 • Resenha • 666 Palavras (3 Páginas) • 484 Visualizações
Surgimento
Os micro controladores surgiram nos anos 80 e trata-se de um circuito integrado programável que contém toda a estrutura (arquitetura) de um microcomputador. O desenvolvimento da tecnologia dos circuitos integrados tornou possível colocar milhares de transistores num único chip. Isso constituiu um pré-requisito para a produção de microprocessadores, e os primeiros computadores foram construídos adicionando periféricos externos tais como memória, linhas de entrada e saída, temporizadores e outros. Um crescente aumento do nível de integração permitiu o aparecimento de circuitos integrados contendo simultaneamente processador e periféricos. Foi assim que apareceu o primeiro chip contendo um microcomputador e que mais tarde haveria de ser chamado de micro controlador.
Encontramos em um micro controlador:
• Uma CPU (Unidade Central de Processamento)
• Memória RAM
• Memória ROM
• Memória EEPROM (Memória de leitura e escrita não volátil, isto é, que não se perdem dados quando o circuito é desconectado)
• Portas de Entrada/Saída (Pinos de E/S)
• Inclusive muitos modelos de micro controladores incorporam diferentes módulos "periféricos", podem ser; conversores analógico/digital (A/D), módulos PWM (controle por largura de pulso), módulos de comunicação serial ou paralelo e muito mais.
Arquitetura Harvard e Von Newomann
A principal diferença entre as duas arquiteturas apresentadas aqui é que a arquitetura de Harvard separa o armazenamento e o trafego das instruções da CPU e dos dados em duas unidades distintas de memória, enquanto a Von Neumann utiliza o mesmo espaço de memória para ambos. Nos CPUs atuais, é mais comum encontrar a arquitetura Von Neunmann, por ser uma arquitetura mais simples, mas devido a necessidade de se aumentar o desempenho, algumas características da arquitetura Harvard também são encontradas.
Arquitetura Harvard:
A Arquitetura de Harvard foi desenvolvida visando a necessidade de se ter um micro controlador trabalhando mais rápido. É uma arquitetura de computador que se distingue das outras por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador e na separação de barramentos de dados das memórias onde estão as instruções de programa e das memórias de dados, permitindo que um processador possa acessar as duas simultaneamente, obtendo um desempenho melhor, pois pode buscar uma nova instrução enquanto executa outra.
A principal vantagem desta arquitetura é dada pela dupla ligação às memórias de dados e programa (código), permitindo assim que o processador leia uma instrução ao mesmo tempo que faz um acesso à memória de dados.
Arquitetura Von Neumann:
A Arquitetura de Von Neumann , é uma arquitetura de computador que tem como principal
...