Midias Digitais
Dissertações: Midias Digitais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: picolomariana • 3/6/2014 • 915 Palavras (4 Páginas) • 425 Visualizações
Revisão – Mídias Digitais
1. A Comunicação Social passou por uma considerável mudança nos últimos anos. Agora, a informação pode circular de forma intensa por diferentes canais, sistemas midiáticos e administrativos. Cria-se um fluxo devedor da participação ativa dos consumidores, que elege a inteligência coletiva como nascente de seu potencial. Que consequência direta pode ser identifica no que se refere especificamente aos conteúdos das mídias na atualidade?
Na atualidade, os conteúdos de novas e velhas mídias se tornaram híbridos, reconfigurando a relação entre as tecnologias, o mercado, a indústria e os públicos alvos. Ocorre um cruzamento entre as mídias alternativas e as mídias de massa e esse cruzamento é ajudado por múltiplos suportes, o que caracteriza a era da convergência ( os conteúdos sofreram transformações).
2. Explique o conceito de Sociedade em Rede de Castells.
A Sociedade em Rede para Castells, é um junto de pessoas que convivem no seu dia a dia extremamente conectados, não só por necessidades básicas, mas por motivos pessoais, profissionais e de entretenimento.
“ Numa perspectiva histórica mais ampla, a sociedade em rede representa uma transformação qualitativa da experiência humana”
A sociedade em rede como conhecemos atualmente, é o conjunto de seres humanos que partilham interesses comuns, ligados por pontos e ferramentas que facilitam a comunicação e a partilha de experiências entre si. Nesta partilha coletiva, cada indivíduo ruma ao descobrimento da sua identidade individual e coletiva.
3. Estamos a viver uma fase que Castells designou como Revolução Informacional e Tecnológica. Caracterize-a.
É uma revolução associada a grandes redes comunicacionais. Hoje as informações chegam até nós de acordo com as nossas necessidades, essas é a revolução da informação.
4. O que é convergência na visão de H. Jekins?
A convergência para Jekins se refere ao fluxo de conteúdo e múltiplos suportes, muitas informações para vários meios de comunicação diferentes.
5. De que trata o livro Cultura de Convergência?
O livro fala sobre o tripé, entretenimento e o foco é entender de que forma essa revolução informacional que o Castell citou interferiu na forma que a gente viveu em sociedade e interfere na forma que a gente se diverte.
6. O que significa cibercultura e que autor ficou conhecido como “pai” deste conceito?
Pierre Levy foi quem criou o conceito de cibercultura.
Para Levy, cibercultura é uma forma sociocultural que modificam hábitos sociais, práticas de consumo cultural, ritmos de produção e distribuição da informação.
Cibercultura foi o conceito que Levy criou para falar dessa nova forma sociocultural em que a informação é distribuída e o ritmo que ela é produzida, frenética e disponível o tempo todo via internet.
7. Jekins criou um tripé que serve como fundamento para sua teoria sobre o fenômeno de convergência. Quais são os três conceitos que o compõem?
Cultura participativa -
Inteligência coletiva -
Economia afetiva -
8. Defina inteligência coletiva.
É um processo de compartilhamento, contribuição de ideias e informações.
Para Jekins, é uma inteligência distribuída por toda parte, coordenada em tempo real, muito valorizada, que resulta em uma mobilização efetiva de competências individuais, gerando um produto.
9. Explique o conceito de economia afetiva e cite exemplo de um produto ou empresa que o utilizou de forma estratégica.
Nescal, Ruffles, Corinthians.
Como você opera o comportamento do cliente, mexendo no sentimento do consumidor para criar um desejo.
10. Discorra sobre o conceito de economia afetiva e como ele opera dentro
...