Modelo De Armazenagem
Ensaios: Modelo De Armazenagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cliderneto • 5/11/2013 • 393 Palavras (2 Páginas) • 479 Visualizações
Nos dias de hoje, criar um controle de estoque que seja condizente com a atividade fim da empresa baseado em um ou mais modelos de armazenagem, é fundamental para o crescimento, competitividade, e para que não haja desperdícios (de tempo, de matéria prima e de produtos acabado), a adoção do modelo errado de armazenagem, pode fazer com que a logística da empresa deixe de agregar valor ao produto/serviço e até mesmo contribuir para a obsolescência e vencimento de produtos no estoque. A escolha de um modelo de armazenagem é essencial no controle de estocagem de um CD, pois leva a delimitar o melhor tipo de movimentação, estocagem e controle do shelf life dos produtos em função da necessidade de seletividade que cada um apresenta. Hoje, existem três grandes modelos de armazenagem que são mais utilizados, o FIFO (First In, First Out - Primeiro que entra é o primeiro que sai), LIFO (Last In, First Out - O último que entra é o primeiro que sai), e o FEFO (First Expired, First Out - O Primeiro a Vencer é o primeiro que sai).
FIFO - "Primeiro que entra, primeiro que sai", é recomendada para estoques de alto giro, e que o produto não tenha controle por validade ou lote, mas sim por data de entrada no estoque. É o caso dos equipamentos de computador, e outros itens de tecnologia em geral, também pode ser usado no mercado varejista de produtos alimentícios e no varejo de eletroeletrônicos, pois esse modelo busca fazer com que o produto gire antes que ele torne-se obsoleto ou inapto para o uso/consumo.
LIFO – “Ultimo que entra, primeiro que sai”, ao pesquisar sobre os modelos de armazenagem eu fiquei imaginado que empresa adotaria esse modelo, mas acabei descobrindo que é muito utilizado no mercado automotivo, exemplo: assim que é lançado um novo modelo, ele se torna alvo dos esforços de venda da empresa, fazendo com que o produto mais antigo passe mais tempo em estoque do que o mais recente, transferindo esse produto mais antigo para uma "segunda linha" de venda em relação aos negócios da empresa.
FEFO – “Primeiro que vence, primeiro que sai”, nada mais é do que uma evolução do modelo FIFO, porém ainda é muito pouco usada. Esse modelo busca organizar não por ordem de entrada ou saída, mais pelo seu prazo de validade ou shelf life do
...