Monografia de Automação Industrial
Por: Claudio R Nascimento • 4/6/2015 • Monografia • 6.578 Palavras (27 Páginas) • 170 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO........................................................................................................
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA....................................................................................
2.1 Automação industrial...........................................................................................
2.2 Aspectos históricos..............................................................................................
2.3 Estrutura da automação.......................................................................................
2.4 Estrutura das Ferramentas...................................................................................
2.5 Estrutura do CLP...................................................................................................
2.6 Estrutura de um software de supervisão............................................................
3. INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO IDUSTRIAL EM CONJUNTO COM O ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING)...............................................
3.1 Arquitetura ERP SAP/R3.......................................................................................
3.2 Diferencial Competitivo.........................................................................................
3.3 Implementação.......................................................................................................
3.4 Problemas Enfrentados........................................................................................
3.5 Fatores Críticos de Sucesso................................................................................
3.6 Fases da Implementação......................................................................................
3.7 Integração de Dados e Processos Produtivos...................................................
4. CONCLUSÕES.........................................................................................................
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................
1. INTRODUÇÃO
Este estudo trata da Automação Industrial, onde busca tornar evidente a eficiência durante o processo de adaptação do ERP (Enterprise Resource Planning) ao sistema de produção, mostrando a viabilização da implantação do sistema, e também mostrando quais suas vantagens.
Dentro desse contexto a problemática que envolve a pesquisa e de como a automação industrial pode auxiliar as empresas a alcançar o aumento de sua produtividade?
Este estudo tem como objetivo geral abordar através de uma pesquisa bibliográfica a presença da automação industrial dentro das empresas para ampliar sua produção.
As indústrias nos dias de hoje buscam o quanto gastam de material durante seu processo de produção com a finalidade de melhorar seus gastos, devido a isso é cada vez mais constante que as empresas procurem integrar seus processos com sistemas de informações como meta de atingir resultados melhores na sua administração.
A escolha do tema “Automação Industrial” se deu para ajudar empresas que buscam diferenciais competitivos com o propósito de manter o seu cliente satisfeito, aumentar o lucro e melhorar a sua performance na economia globalizada. Nesse sentido a automação vem crescendo em diversos seguimentos, com a crescente necessidade da produção, ser cada vez mais enxuta, ou seja, evitando ao máximo qualquer tipo de desperdício. Sendo assim, a implementação do sistema ERP, torna-se fundamental para alcançar tais objetivos, com a finalidade de melhorar os processos das empresas. Mas, o processo de adaptação aos princípios dessa metodologia não pode ser realizado há curto prazo, pois requer uma transformação em toda a sistemática industrial.
A metodologia aplicada para o desenvolvimento deste artigo é a qualitativa, onde buscou embasamento teórico em bibliografias e artigos científicos que abordem o tema automação industrial.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 Automação industrial
De acordo com Moraes e Castrucci (2007) “A Automação é um conceito e um conjunto de técnicas por meio das quais se constroem sistemas ativos capazes de atuar com eficiência ótima pelo uso de informações recebidas do meio sobre o qual atuam.”
A automação possui a finalidade de impedir a fabricação de produtos defeituosos, eliminando a superprodução, permitindo a investigação das causas do problema conforme mostra a figura abaixo:
[pic 1]
Figura 1 – Automação
Fonte: Ohno, 1997
A automação industrial faz com que através da tecnologia o conjunto de máquinas e equipamentos trabalhem automaticamente, substituindo o papel da intervenção humana de programar, parametrizar ou supervisionar todo o sistema de acordo com os padrões desejados, com o mesmo objetivo básico, que é facilitar os processos produtivos, permitindo produzir bens como: menor custo; maior quantidade; menor tempo; maior qualidade.
Os autores ainda Moraes e Castrucci (2007) afirmam que dentro da Automação Industrial se reúnem três grandes áreas da engenharia:
a) A mecânica, através das máquinas que possibilitam transformar matérias primas em produtos “acabados”.
b) A engenharia elétrica que disponibiliza os motores, seus acionamentos e a eletrônica indispensável para o controle e automação das malhas de produção;
c) A informática que através das arquiteturas de bancos de dados e redes de comunicação permitem disponibilizar as informações a todos os níveis de uma empresa..
Moraes e Castrucci (2007) definem que segundo o grau de complexidade e meios de realização física, a automação industrial pode ser classificada em: “Automações especializadas (menor complexidade); Grandes sistemas de automação (maior complexidade); Automações Industriais de âmbito local (média complexidade)”.
As Automações especializadas (menor complexidade). Emprega microprocessadores com programação normalmente em linguagem de máquina e memórias do tipo ROM. Ex.: automação interna aos aparelhos eletrônicos, telefones, eletrodomésticos, automóveis.
Grandes sistemas de automação (maior complexidade). Utiliza programação comercial e científica em software de tempo real. Ex.: Controladores de vôos nos aeroportos, controle metroviário, sistemas militares.
Automações Industriais e de serviços de âmbito local (média complexidade). Baseia-se no uso dos CLP’s isolados ou em redes. Ex.: Transportadores, processos químicos, térmicos, gerenciadores de energia e de edifícios.
...