Motor magnetico
Por: edmilson.alves • 2/12/2016 • Projeto de pesquisa • 610 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O modelo atual da produção de energia elétrica em todo o mundo depende principalmente de jazidas de combustíveis fósseis, esgota os recursos naturais e deteriora as condições ambientais, alterando todo o ecossistema. Este projeto tem a finalidade de evitar estes transtornos causados pelo uso da energia elétrica substituindo por energia magnética através de imã de neodímio, gerando a energia necessária para um motor realizar trabalho.
2. MATERIAL E MÉTODOS
Este projeto foi desenvolvido e simulado em laboratório através do software Autodesk Inventor®. Após pesquisa em livros e sites especializados sobre energia elétrica, magnetismo e fontes renováveis de combustíveis. Para a construção foi decidido utilizar alguns materiais específicos para a realização deste projeto. Por se tratar de um motor magnético foi utilizado para a construção da carcaça ou base desse motor um material com baixa influência magnética, por isso foi escolhido o alumínio, pois além de ser um material extremamente leve e de fácil moldagem, esse material não influência na capacidade magnética do imã. Os berços ou base que serviram de apoio para os imãs foram desenvolvidos em materiais isolantes e leves, para isso foi adotado o Celeron, pois é um laminado industrial termofixo, extremamente versátil, pois é um polímero a base de tecido de algodão e resinas, formado sob pressão, utilizado em diversas áreas, tais como: indústrias mecânicas, navais, elétricas, siderúrgicas e petroquímicas. É um material que possui ótima resistência mecânica, indicado na fabricação de anéis de vedação, buchas, arruelas, guias para cilindros, calços, isoladores, entre outros. O material principal para este projeto é o imã de Neodímio, alguns desses imãs são ligeiramente maiores que uma moeda de 25 centavos (antiga) e são fortes o suficiente para sustentar mais de 10 kg, além disso, a perda da capacidade magnética desses imãs esta em torno de 4% em 100 anos. Foi escolhido também, por se tratar de um material extremamente forte, de baixo custo e que de acordo com alguns de seus principais fabricantes, podem ser fabricados com as especificações do projeto a ser realizado, além de oferecer um nível de magnetismo e uma resistência a desmagnetização muito superior aos imãs de: ferrite, alnico e samário cobalto.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
O funcionamento do motor magnético é simples, pois basta fechar as abas laterais do motor, para que ocorra o magnetismo, que é um conjunto de fenômenos relacionados à atração ou repulsão observada entre materiais.
Os imãs do estator são montados com o polo norte (N) para fora e os imãs do indutor também são montados com o mesmo polo para fora. Ao fechar o motor, o mesmo segue o princípio do magnetismo, onde os imãs com os mesmos polos se repelem, como o estator esta montado sobre um eixo e esse eixo está por sua vez montado entre o rolamento que permitem girar livremente, esse motor inicia o processo de partida gerando trabalho. Esse trabalho pode, por exemplo, ser aproveitado para gerar energia elétrica, basta para isso acoplar na extremidade do eixo um gerador de energia. A Figura 1 apresenta a montagem do protótipo desenvolvida no software Autodesk Inventor®.
...