Movimentação Industrial
Trabalho Universitário: Movimentação Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanderleisbje • 9/10/2013 • 3.624 Palavras (15 Páginas) • 246 Visualizações
Resumo
Este trabalho contém informações da historia da fundação da empresa Docol, e sobre o processo de galvanoplastia de seus produtos. Também comenta os tipos de equipamentos necessários para o processo de galvanoplastia e principalmente os tipos de manutenção aplicada nos equipamentos.
Palavra chave – Galvanoplastia. Historia. Processo.
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Galvânica linha automática ---------------------------------------------------------------13
Figura 2 – Tanque Ativação ácida processo de neutralização --------------------------- 15 Figura 3 - Tanques água de enxágüe ---------------------------------------------------------------16
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................. 6
2 HISTÓRIA DA EMPRESA............................................................................... 7
3 PRODUTOS DA DOCOL................................................................................. 10
4 DEFINIÇÕES DE GALVANOPLASTIA.......................................................... 11
5 PROCESSO DE GALVANOPLASTIA NA EMPRESA DOCOL................... ... 12
5.1 LINHAS AUTOMÁTICAS............................................................................. 13
5.2 SISTEMA DE FILTRAÇÃO.......................................................................... 14
5.3 TANQUE...................................................................................................... 14
5.4 EXAUSTORES........................................................................................... 16
3.7 5.5 RETIFICADORES.................................................................................. 17
6 EQUIPAMENTOS QUE COMPÕEM A LINHA DE GALVÂNICA AUTOMÁTICA........................................................................................... .......
17
7 DEFINIÇÕES DE MANUTENÇÃO................................................................. 20
8 TIPOS DE MANUTENÇÃO APLICADAS NOS EQUIPAMENTOS............... 20
8.1 MANUTENÇÃO CORRETIVA NÃO PLANEJADA...................................... 22
8.2 MANUTENÇÃO CORRETIVA PLANEJADA............................................... 22
8.3 MANUTENÇÃO PREVENTIVA.................................................................... 23
8.4 LIBERAÇÃO DO EQUIPAMENTO............................................................. 23
9 CONCLUSÃO................................................................................................. 24
1 INTRODUÇÃO
Com o passar dos tempos as gerações foram se evoluindo e com isso novas tecnologias surgindo, foi então por volta dos anos 50 que começou surgir à empresa Docol. Começou então a fabricação de válvulas para de controle hidromecânico, daí em diante começaram abrir as portas para novas tecnologias, e com essa tecnologia surgiu o processo de galvanoplastia para tratamento dos produtos Docol fabricados.
Mas com a implantação dessa nova tecnologia também destacamos os equipamentos e os produtos para esse processo, que também necessitaram de outras soluções, como a manutenção, e os tipos de manutenções aplicadas nesse processo. E os tipos de manutenções aplicadas nesse processo se dividem em três: corretiva planejada, corretiva não planejada e então a manutenção preventiva, que no caso da empresa Docol é realizada anualmente.
2 HISTÓRIA DA EMPRESA
A Docol foi fundada por Edmundo Doubrawa, Egon Doubrawa e Amandos Colin no dia 27 de agosto de 1956, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Dois anos depois a empresa originária de uma tornearia e oficina de consertos em geral mudaram-se para o centro de Joinville. A marca Docol, nascida da simples junção do início dos sobrenomes de seus fundadores, Doubrawa e Colin, apareciam então nos primeiros produtos: artigos dentários (muflas, foles e articuladores, entre outros) e válvulas de sucção. Posteriormente, passou a produzir torneiras e registros de gaveta.
Em 1973, a Docol desenvolveu a primeira válvula de descarga nacional com funcionamento hidromecânico, sem o golpe de aríete (fechamento brusco do fluxo da água).
Após o sucesso alcançado com a válvula de descarga Docol no mercado, a empresa foi novamente em busca de tecnologia com o objetivo de ampliar a oferta de metais sanitários.
Em 1980 associou-se com a maior fabricante de metais sanitários da Argentina, a FV S/A. Dessa união constituiu-se, então, outra empresa: a Docol FV Ltda, especializada na fabricação de torneiras, misturadores, chuveiros e acessórios. A partir da associação com a FV, a Docol iniciou a produção de metais sanitários de alto luxo com tecnologia e design inéditos no Brasil. Esse salto qualitativo e produtivo levou ao início das exportações para os Estados Unidos, comprovando a capacidade tecnológica da empresa, que lançou
...