Multicritério Questões Dissertativas, Modelos Aditivos
Por: Naialy Patricia • 26/4/2021 • Trabalho acadêmico • 598 Palavras (3 Páginas) • 323 Visualizações
1) Explique se há alguma diferença entre o modelo aditivo e a média ponderada.
Podem parecer iguais, mas no modelo aditivo é realizado de forma diferente o estabelecimento da constante de escala. Isso é, na média ponderada, soma-se todos os valores e divide pela quantidade do conjunto estudado, e no modelo aditivo se faz necessário adicionar a constante de escala, intercritério ou seja, o valor que pode ser chamado erroneamente de peso do critério e coloca-los em uma mesma escala.
2) O modelo aditivo é um método compensatório? Explique.
Sim, o método aditivo é compensatório porque a uma alternativa pode ser escolhida mesmo ela tendo um menor desempenho em um dado critério desde que ela consiga obter o máximo desempenho em outro critério, compensando assim o outro critério com menor desempenho.
3) Por que o termo pesos pode ser considerado inadequado para modelos aditivos? Explique.
Porque não é uma importância relativa da qual se trata o modelo, imaginem se fosse um critério que tivesse uma importância muito grande, e todas as alternativas possuíssem o mesmo desempenho nesse critério, então a constante de escala desse critério seria 0 mesmo sendo o mais importante não teria maior valor, não existindo ranger que permita avaliação que faça o decisor perceber o ganho de valor, por a variação ser nula.
4) Entre os métodos SMARTER e o procedimento de tradeoff qual está mais sujeito ao erro devido a modelagem e qual está sujeito ao erro por questões cognitivas? Explique.
Pelo método SMARTER devido as simplificações que o modelo pode fazer por usar o procedimento de pesos por swing, porque considera funções valores linear para a avaliação intracritério o que pode simplificar o processo de análise.
Já o método de trade-off está mais sujeito ao erro cognitivo, isso porque o decisor precisar ter bem claro suas preferencias, porque a análise não conta com uma medição adequada, relativizar também as consequências para o decisor.
5) Qual a escala considerada na normalização do procedimento de tradeoff? Explique.
Ela é intervalar, pois numa escala que vai de 0 a 1 sendo o 0 não que seja valor nulo, mas que é o menor valor que é considerado e o 1 o maior valor considerado. Por exemplo no critério de um preço de um veículo o valor 0 seria o menor valor para o vendedor e o 1 seria o maior valor do preço de um veiculo em relação ao um vendedor.
6) Trocar o procedimento de normalização pode levar a erros se os pesos se mantiverem os mesmos? Explique.
Sim, porque pode levar a uma grave distorção tanto nos processos quanto nos resultados finais. Assim quando se altera os procedimentos de normalização, devem ser reavaliadas as constantes de escalas. O valor obtido par kj é associado à consequencia x que tem o valor vj(x), um exemplo bem claro é o que está descrito na Figura 3.4 do livro Processo de Decisão nas Organizações (ALMEIDA, 2013, p.58)
7) Na obtenção dos pesos pelo procedimento de tradeoff, são encontradas n-1 indiferenças que se referem aos critérios adjacentes na ordenação. Cada uma das indiferenças é representada por uma equação que tem como objetivo encontrar a constante de escala de cada um dos n critérios. Apenas as equações das indiferenças é suficiente ou é necessário mais uma equação para encontrar todas as constantes de escala. Se for necessário mais uma equação, explique qual ela seria.
...