Método de espectrometria ICP-AES
Artigo: Método de espectrometria ICP-AES. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: denisaugusto • 15/5/2014 • Artigo • 318 Palavras (2 Páginas) • 348 Visualizações
ICP-AES
São métodos de análise de amostras que aparecem freqüentemente na Geoquímica base de dados nacional é em espectrometria de emissão de plasma atômica (ICP-AES). Este método proporciona um meio rápido e preciso de monitoramento de até 50 elementos simultaneamente para menores e traçam níveis. A técnica de ICP-AES é amplamente considerada como a técnica analítica mais versátil do laboratório de química. Quando a solução da amostra é introduzida no espectrómetro, torna-se uma nuvem atomizada em névoa semelhante. Esta névoa é transportada para o plasma de árgon com uma corrente de gás árgon. O plasma (árgon ionizado) produz temperaturas próximas de 7000 ° C, o qual excita termicamente os electrões de concha exterior dos elementos presentes na amostra.
Em um espectrómetro de emissão plasma atômico acoplado indutivamente a amostra aquosa é bombeado e atomizadas com gás argon no plasma quente. A amostra está animado, emitindo comprimentos de onda de luz característica de seus elementos. Um espelho reflete a luz através do de entrada da ranhura do espectrómetro para um de grade que separa os comprimentos de onda de elementos para detectores fotomultiplicadores.
O relaxamento dos elétrons excitados como eles retornam ao estado fundamental é acompanhado pela emissão de fótons de luz, com uma característica de energia do elemento. Porque a amostra contém uma mistura de elementos, um espectro de comprimentos de onda de luz são emitidos simultaneamente. Assim como chuva quebra luz solar num arco-íris, o espectrómetro utiliza uma grade para dispersar a luz, que separa as emissões de elementos particulares e dirigindo cada um para um detector de tubos fotomultiplicadores dedicado. Quanto mais intensa a luz, mais concentrado do elemento. Um computador converte o sinal eletrônico dos tubos fotomultiplicadores em concentrações. A parte de determinação do processo demora cerca de 2 minutos para ser concluído. Em um dia um químico usando o ICP-AES podem analisar 200 amostras de um total de 10.000 determinações elementares.
...