Método sobre Visadas
Por: Gabriel Hieros • 20/11/2015 • Abstract • 376 Palavras (2 Páginas) • 408 Visualizações
Trabalho sobre Métodos de Visadas
Gabriel Hieros de Mattos Sopchaki
Método das Visadas Extremas:
Determina-se o desnível entre a posição do nível e da mira através do conhecimento da altura o nível e da leitura efetuada sobre a mira. É muito aplicado na construção Civil. Sua grande vantagem é o rendimento apresentado, pois se instala o nível em uma posição e faz-se a varredura dos pontos que se deseja determinar as cotas. Porém tem como inconveniente não eliminar os erros como curvatura, refração e colimação, além da necessidade de medir a altura do instrumento, o que pode introduzir um erro de 0,5 cm ou maior. Para evitar este último, costuma-se realizar uma visada de ré inicial sobre um ponto de cota conhecida, e desta forma determinar a altura do instrumento já no referencial altimétrico a ser utilizado.
Método das Visadas Equidistantes:
No método de nivelamento geométrico de visadas equidistantes, se faz uso de duas medidas para cada lance, o que permite remover todos os erros de colimação, curvatura e refração. A maior desvantagem desse método é sua grande morosidade.
Para que este método tenha sua validade é necessário que ao instalar o nível nas duas posições, tome-se o cuidado de deixar as distâncias d1 e d2 sempre iguais (ou com uma diferença inferior a 2m). Uma das principais aplicações para este método é a travessia de obstáculos, como rios, terrenos alagadiços, depressões, rodovias movimentadas, etc.
Método das Visadas Reciprocas:
Consiste em fazer a medida duas vezes para cada lance, sendo que diferentemente dos outros casos, o nível deverá estar estacionado sobre os pontos que definem o lance. São também eliminados os erros de refração, colimação e esfericidade, porém não se elimina o erro provocado pela medição da altura do instrumento.
Conclusões:
Cada método possui sua utilidade e aplicação pratica, mas mesmo assim, o melhor método, dentre esses três apresentados, foi o método das visadas extremas. Esse método possui maior utilidade pratica e uma maior facilidade em sua execução, quando comparado aos demais métodos descritos, sendo assim ele acaba se sobressaindo dentre os demais. Volto a ressaltar que não existe método melhor que o outro, cada um possui suas peculiaridades e utilidades especificas, há apenas métodos que se sobressaem por apresentarem maior uso e maior facilidade de trabalho.
Referencias:
http://www.cartografica.ufpr.br/docs/topo2/apos_topo.pdf
http://estagionaobra.blogspot.com.br/2013/05/hoje-na-aula_4755.html
...