NOÇÃO DE ALGORITMO
Tese: NOÇÃO DE ALGORITMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizaochic • 23/5/2013 • Tese • 996 Palavras (4 Páginas) • 279 Visualizações
1 NOÇÃO DE ALGORITMO
1.1 DEFINIÇÃO
É uma sequencia ordenada de passos que deve ser seguida para realização de uma tarefa num determinado período de tempo e com certa quantidade de repetições.
O algoritmo pode ser utilizado para repetir passos ou necessitam tomar decisões (comparações ou lógica) até que a tarefa seja realizada, ou seja, realiza uma sequencia logica de uma tarefa.
Exemplos de algoritmo:
• Receita culinária;
• Manuais de instrução ou utilização;
• Como chegar a um local;
2 PSEUDO LINGUAGEM
2.1 DEFINIÇÃO
Linguagem intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação para descrever os algoritmos, porém não pode executada em um sistema real (computador).
2.1.1 EXEMPLOS
Portugol: É utilizado para definição, na criação, no desenvolvimento e na documentação de um programa, normalmente, representada em fluxograma ou passo a passo.
2.2 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
2.2.1 DEFINIÇÃO
Técnica de desenvolver algoritmos (sequencias lógicas) para atingir determinados objetivos dentro de certas regras e depois adaptadas para linguagem de programação.
Sequencias lógicas: são passos executados até atingir um objetivo ou solução de um problema.
3 ESTRUTURA DE UM PROGRAMA
3.1 DIAGRAMA DE BLOCOS
3.1.1 DEFINIÇÃO
Forma padronizada e eficaz para representar os passos lógicos de um determinado processamento. Com isso podemos definir uma sequência de símbolos com significado bem definido para facilitar a visualização dos passos de um processamento.
3.2 SIMBOLOGIA
Inicio ou fim de um processamento;
Indica entrada de dados através do teclado (teclado);
Processamento em geral (ação/calculo);
Mostra informações ou resultados;
Conector de mesma página;
Conector de pagina diferente;
4 TIPOS PRIMITIVOS PARA REPRESENTAÇÃO DE DADOS E VARIAVEIS
4.1 DEFINIÇÃO DE VARIÁVEL DE MEMÓRIA
É um espaço na memória do computador que permite armazenar temporariamente um dado durante um processo, seu conteúdo pode mudar durante a execução do programa.
Para reconhecer uma variável na memoria do computador, é necessário lhe dar um nome com o qual possamos identifica-la dentro de um algoritmo.
4.1.1 INFORMAÇÃO = DADOS?
Toda a informação é um dado, mas nem todo o dado é uma informação, pois ela não é completa, há necessidade de ter um sentido.
4.1.2 CONSTANTES
São informações que não sofrem alterações durante a execução de um programa.
4.2 REGRAS PARA DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS
Existem algumas regras que regulam os batismos de variáveis. Estas regras básicas são:
• Os nomes das variáveis só podem conter letras e dígitos;
• O caractere “_” é contato como uma letra;
• O primeiro caractere deve ser uma letra;
• Letras maiúsculas e minúsculas são consideradas caracteres diferentes;
• Nenhum nome da variável pode ser uma palavra reservada à linguagem;
4.3 TIPOS PRIMITIVOS DE DADOS
4.3.1 INTEIRO
São dados numéricos inteiros, podendo ser negativos ou positivos.
Ex: -50, -20, 0, 5, 10,...
4.3.2 REAL
São valores inteiros e decimais, podendo ser negativos ou positivos.
Ex: -25,5, -12,8, 0, 55,32, 100,1122,...
4.3.3 CARACTERE
São dados alfanuméricos, porém os números perdem seus valores numéricos, sendo apenas representativos.
Ex: SP, RJ45, 55CDI,...
4.3.4 LÓGICO
Armazenam dados lógicos – booleanos verdadeiro ou falso (true ou false).
Na linguagem C estes tipos de dados são conhecidos como:
C/C++ TIPO DE DADO
char caractere
int inteiro
float real
ballon lógico
5 OPERADORES ARITMÉTICOS, LÓGICOS E RELACIONAIS
5.1 OPERADORES ARITMÉTICOS
5.1.1 DEFINIÇÃO
São utilizados para expressar as operações matemáticas.
Segue abaixo a tabela com as operações aritméticas:
OPERAÇÃO SIMBOLO
Adição +
Subtração -
Multiplicação *
Divisão /
Resto %
Raiz quadrada sqrt(x)
Potência Pow(x,y) ou **
Ordem de execução dos operadores aritméticos:
1. Expressões que estiverem entre parênteses “( )”;
2. Potência;
3. Multiplicação, Divisão e Resto – Sempre na ordem da esquerda para direita;
4. Adição
...