Normalização Nas Industrias
Exames: Normalização Nas Industrias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: igor001 • 13/10/2013 • 435 Palavras (2 Páginas) • 411 Visualizações
Normalização nas Industrias
Muitas empresas não investem em normalização porque desconhecem seus benefícios ou desconsideram sua importância. A utilização das normas conduz a melhoria na qualidade dos produtos e serviços, aumenta a competitividade, reduz as despesas em pesquisas e desenvolvimento e aumenta o nível de confiança do consumidor aos produtos da empresa. Com a evolução tecnológica e a abertura de mercados, a normalização dos setores produtivos e de serviços tornou-se muito importante para as empresas que desejam entrar em cenários competitivos. A implantação de Normas Técnicas têm papel fundamental no processo normalizador, garantindo a modernização do País e a presença de empresas no mercado internacional, preocupações de executivos e empresários nesse momento de globalização e crescimento de novas economias.
Ela promove a simplificação de procedimentos e tipos de produtos; troca de informações eficientes; economia global; segurança e saúde; proteção ao consumidor eliminação de barreiras comerciais.
No setor gráfico, a normalização cresce a pleno vapor. Em 1995, a ABNT credenciou a ABTG como Organismo de Normalização Setorial de Tecnologia Gráfica, denominado ONS 27, que tem por objetivo normalizar a indústria gráfica brasileira, ou seja, prover este setor de padrões utilizados pela maior parte dos países.
Além da normalização em âmbito nacional, o ONS 27 participa ativamente do Comitê Técnico Internacional de Tecnologia Gráfica, o TC 130 da ISO e das atividades de normalização do Mercosul.
Todas essas atividades estão sendo reconhecidas internacionalmente, tanto que em outubro a reunião do TC 130 ocorreu em São Paulo. Durante uma semana, técnicos de entidades e empresas de vários países (inclusive brasileiros) discutiram especificações, métodos de ensaio, padrões de materiais utilizados e terminologia, elaborando Normas que serão adotadas em vários países, inclusive no Brasil.
Da mesma forma, essas serão as Normas adotadas pelo Mercosul, ou seja, o País passa A seguir especificações que serão aplicadas em todos os mercados, em todas as economias. Essa é a fundamental importância para que esse crescimento se acelere ainda mais aqui no Brasil.
Mas, apesar de muito trabalho, esse processo está apenas começando. Três normas brasileiras estão sendo publicadas e uma em processo de votação. Os grupos e comissões do ONS 27, (totalizando 12), estão trabalhando em 14 documentos técnicos, apenas no desenvolvimento nacional. Até fevereiro de 1998, mais quatro projetos de normas serão votados e instalada mais uma Comissão de Estudos, sobre embalagens.
A colaboração do mercado brasileiro, abastecendo o ONS 27 com informações, é de grande importância para o sucesso do processo, pois levando essas informações para a ISO e Mercosul, estaremos nos posicionando como economia ativa e participando de especificações internacionais.
...